NAVEGANTES

Mãe denuncia maus-tratos a aluno autista em escola de Navegantes

Secretaria de Educação nega e diz que criança recebeu todo o suporte necessário

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um menino autista de Navegantes está passando por um período difícil na escola. Além da dificuldade da mãe de conseguir que o diagnóstico fosse aceito, a criança ainda teve uma desavença com um professor e precisou passar por psicólogo para voltar à sala de aula. A criança foi levada para a sala da diretoria pois um professor não queria deixar que saísse mais cedo e desde então ele sofre com ansiedade e medo.
O menino de 12 anos estuda em uma escola municipal de Navegantes e a mãe lutou para conseguir o laudo comprovando o espectro autista. Depois, como a criança ficava agitada no horário do recreio, ela pediu para que os professores o liberassem alguns minutos antes, para poder comer com calma. Porém, um dos professores se recusou a deixar a criança sair e um dia o menino foi chamado para a diretoria. 
Segundo a mãe, os servidores falaram para a criança que ele não era especial e nem tinha direito de sair mais cedo. O professor teria brigado com o menino e apontado o dedo diversas vezes para ele, dizendo que se a criança não obedecesse iria perder os minutos extras de recreio. A mãe conversou com a diretora da escola, que negou todo o caso e disse que foi apenas uma reunião para esclarecer o caso com o professor. O menino teve dificuldade de voltar pra escola e sofreu uma crise de ansiedade ao rever o docente. 
“A psicóloga disse que muita coisa aconteceu, ele dentro daquela sala, foi muita pressão psicológica”, conta a mãe.
Depois de muita conversa, com o professor tentando explicar a situação e um boletim de ocorrência registrado pela mãe, foi acordado que o menino iria para uma sala de apoio durante as aulas do professor e teria ajuda de uma psicóloga. “Até hoje eu não sei o que aconteceu naquela sala”, relata a mãe. De acordo com ela, o menino de 12 anos ainda tem ansiedade relacionado com o que aconteceu, como coceiras constantes. Ele não consegue nem mesmo falar sobre o caso.
A mãe conseguiu um psicólogo pelo SUS e o menino está voltando para a sala aos poucos, mas não pôde ir em um passeio da escola pois a monitora não foi autorizada a acompanhar. As sessões com a psicóloga estão ajudando, mas agora ele sofre bullying dos colegas, que gostam muito do professor e têm medo de sua saída.
“Eu só quero respeito, mais nada, que meu filho possa ser ouvido e atendido”, finaliza ela.
A Secretaria de Educação de Navegantes informou que o caso já foi atendido e o menino recebeu todo o suporte profissional necessário. “A família já foi atendida pela equipe gestora da unidade de ensino e, na oportunidade, buscou alinhar as expectativas dos pais com as reais capacidades da escola. Importante destacar que em nenhum momento o aluno foi privado do acesso e permanência em sala de aula”, disse a pasta.

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


💸🏡 VALORIZAÇÃO SEM FREIO! Itajaí segue no top 4 dos metros quadrados mais caros do país! Em agosto, ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.