Matérias | Geral


ITAJAÍ

Comissão busca nova área para o Hospital Pequeno Anjo

Legislativo explica que novo hospital é proposta para o futuro e não conflita com obras em andamento ao lado do atual prédio

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Prédio cedido pelo Semasa passa por reforma pra receber instalações do hospital (Foto: João Batista)


A falta de leitos e a necessidade de ampliação da estrutura do Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, criou uma mobilização na Câmara de Vereadores pela busca de uma nova área para a unidade. A proposta, conforme o Legislativo, não anula as obras já tocadas pra ampliar os serviços. Hoje, o imóvel da antiga Casan, ao lado do hospital, passa por reforma após ser cedido pelo Semasa para ampliação do Pequeno Anjo.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Bruno da Saúde (MDB), a discussão de uma nova área pro hospital é feita pensando no futuro, diante das projeções de crescimento da cidade e da região.

“Hoje nós não temos um outro hospital infantil na região. Estamos trabalhando nessa construção de futuro. A gente sabe que a construção de hospital é uma obra grande, que demora, e as ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Bruno da Saúde (MDB), a discussão de uma nova área pro hospital é feita pensando no futuro, diante das projeções de crescimento da cidade e da região.

“Hoje nós não temos um outro hospital infantil na região. Estamos trabalhando nessa construção de futuro. A gente sabe que a construção de hospital é uma obra grande, que demora, e as conversas são preliminares”, ressaltou.



As obras atuais envolvem o prédio cedido pelo Semasa em 2021 para a Univali que, no mesmo ano, repassou a área para o Instituto Santa Clara, gestora do hospital. A área de mais de 1800 metros quadrados fica na esquina das ruas João Bauer e Rubens de Almeida, ao lado do Pequeno Anjo. Após a reforma, o local deve abrigar setores administrativos e consultórios, abrindo espaço na atual sede do hospital pra ampliar o pronto-socorro.

A proposta levantada pelo Legislativo discute a possibilidade da construção de uma nova área para abrigar o hospital, em local que tenha condições mais adequadas para a estrutura e atendimento. Nesta semana, a Mesa Diretora da casa criou uma Comissão Parlamentar Mista para tratar do projeto.


O grupo prevê a participação de representantes do hospital, da Univali e da prefeitura pra levantamento de informações de terrenos e de recursos necessários.

A iniciativa, conforme a câmara, surgiu de reivindicações da comunidade sobre problemas que vão desde a oferta de leitos até a falta de profissionais e infraestrutura adequada no Pequeno Anjo pra dar conta da procura. No momento, o hospital vem sofrendo com lotação de UTIs que afeta o estado devido à alta das internações por casos gripais e respiratórios. A situação gera queixas de famílias por demora nos atendimentos.

A comissão mista é formada pelos vereadores que já compõem a Comissão de Saúde da câmara: Bruno da Saúde (MDB), Osmar Teixeira (SD), Otto L. Quintino Jr. (sem partido) e Fábio Negão (PL). Até terça-feira ainda não havia sido definida a presidência do grupo, que se completará com membros a serem indicados pelo hospital, Univali e a Secretaria de Saúde de Itajaí.

Em sessão na semana passada, a câmara já havia encaminhado que a Comissão de Saúde pediria ao município informações sobre terrenos públicos que poderiam abrigar a nova sede do hospital. De acordo com o presidente do legislativo, Marcelo Werner (PSC), a escolha do terreno é o primeiro passo. “Posteriormente precisaremos do projeto do novo hospital e, a partir daí, buscaremos os recursos, que poderão vir, inclusive, de emendas parlamentares”, disse.

 


Terreno na Adolfo Konder é mapeado

Terreno na avenida Adolfo Konder já foi mapeado; outras áreas serão analisadas

Terreno na avenida Adolfo Konder já foi mapeado; outras áreas serão analisadas

 

A câmara pretende mobilizar a classe política, empresarial e a sociedade em favor da causa. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Bruno da Saúde (MDB), informou que já há um terreno mapeado na avenida Adolfo Konder que poderia receber o hospital. O imóvel é do município e fica ao lado do colégio estadual Elfrida Cristino da Silva.


A localização numa via principal da cidade é considerada importante porque ajudaria na mobilidade, avalia o parlamentar. “Hoje, manter uma unidade hospitalar no centro da cidade acaba muitas vezes prejudicando o trabalho de acesso às ambulâncias”, comentou, frisando que outras áreas serão avaliadas. “Estamos solicitando à prefeitura todos os terrenos disponíveis para a avaliação do melhor, tanto em tamanho quanto em localização”, adianta.

Na semana passada, a presidência do legislativo e a Comissão de Saúde receberam o deputado federal Jorge Goetten (PL), iniciando as conversas sobre as necessidades do hospital. O deputado se comprometeu a estudar formas de financiamento e dar apoio nas negociações com o estado e o governo federal.

“Para realizar um projeto deste porte, necessitamos unir forças. Deputados, senadores, câmaras e prefeituras de toda região, além do governo do estado, precisam estar comprometidos”, disse. Além de infraestrutura física adequada, a proposta defende a contratação de mais profissionais e acomodações para pacientes e familiares, entre outras melhorias.

O presidente do legislativo destacou que hoje o Pequeno Anjo tem uma estrutura antiga e fica num local sem muitas chances de ampliação, atrás da Igreja Matriz, no centro de Itajaí. O hospital ainda tem dificuldade de atender a demanda, porque é o único pediátrico na região da Amfri. Por ano, são cerca de 60 mil atendimentos no pronto socorro, 1.400 cirurgias e 4.800 internações.

 

Reforma de antigo prédio deve ser finalizada em novembro


Prédio cedido pelo Semasa passa por reforma pra receber instalações do hospital

Prédio cedido pelo Semasa passa por reforma pra receber instalações do hospital

 

Sobre a proposta da câmara, a Secretaria de Saúde de Itajaí esclareceu que ainda não foi contatada sobre o tema, mas considerou “que toda mobilização da sociedade em prol da saúde da população, em especial das crianças, é bem-vinda”. Quanto à oferta de leitos, a pasta afirma que busca junto ao governo do estado a ampliação das UTIs.

A Univali informou que, na condição de mantenedora do hospital, cedeu a área recebida do Semasa para o Instituto Santa Clara ainda em dezembro de 2021, para que a entidade, com recursos próprios, tocasse a reforma. O instituto confirmou que as obras estão em andamento, num investimento de R$ 900 mil, com conclusão prevista para novembro.

“A estrutura vai abrigar um novo ambulatório, consultórios que vão permitir aumento de especialidades e um centro de diagnóstico para exames, como tomografia, que serão utilizados em benefício dos pacientes do Hospital Infantil Pequeno Anjo (HIPA)”, destacou a entidade em nota.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.139.82.23

Últimas notícias

SAÚDE

Hospital Sírio Libanês pode abrir uma filial em SC 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Homem esfaqueia ajudante que contratou pra fazer mudança 

Santa Catarina

Corpo de Bombeiros faz curso de atendimento a emergências gratuito

NAVIO MILITAR

Primeira fragata da Marinha fabricada em Itajaí será lançada em agosto

Se liga

Obra de recapeamento vai interditar BR 101 em BC e Itapema

valorizados

Mercado de carros usados segue em alta

Balneário Camboriú

Confusão em fila do cinema vira caso de polícia 

NILO SIMAS

Briga entre vizinhos termina com muletadas e tiro da PM

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre o caos no trânsito com as obras da Rua do Porto em Itajaí?

Capturado

Assassino foragido trabalhava como pintor



Colunistas

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

JotaCê

Novidade na equipe Liba

Coluna Esplanada

Dispendioso$

Show de Bola

Começo promissor

Via Streaming

A sede cara da Apex

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Uma briga de vizinhos terminou em confusão no bairro Cidade Nova, em Itajaí. A Polícia Militar foi chamada ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do JC

Cabeça ilustrada, emplumado

Blog da Jackie

Sem Spoilers! Corre lá no blog

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação