Comissão busca nova área para o Hospital Pequeno Anjo
Legislativo explica que novo hospital é proposta para o futuro e não conflita com obras em andamento ao lado do atual prédio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Prédio cedido pelo Semasa passa por reforma pra receber instalações do hospital (Foto: João Batista)
Comissão criada pelo legislativo buscará informações e recursos pra viabilizar projeto de novo local para o Hospital Pequeno Anjo
(Foto: João Batista)
A falta de leitos e a necessidade de ampliação da estrutura do Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, criou uma mobilização na Câmara de Vereadores pela busca de uma nova área para a unidade. A proposta, conforme o Legislativo, não anula as obras já tocadas pra ampliar os serviços. Hoje, o imóvel da antiga Casan, ao lado do hospital, passa por reforma após ser cedido pelo Semasa para ampliação do Pequeno Anjo.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Bruno da Saúde (MDB), a discussão de uma nova área pro hospital é feita pensando no futuro, diante das projeções de ...
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Bruno da Saúde (MDB), a discussão de uma nova área pro hospital é feita pensando no futuro, diante das projeções de crescimento da cidade e da região.
“Hoje nós não temos um outro hospital infantil na região. Estamos trabalhando nessa construção de futuro. A gente sabe que a construção de hospital é uma obra grande, que demora, e as conversas são preliminares”, ressaltou.
As obras atuais envolvem o prédio cedido pelo Semasa em 2021 para a Univali que, no mesmo ano, repassou a área para o Instituto Santa Clara, gestora do hospital. A área de mais de 1800 metros quadrados fica na esquina das ruas João Bauer e Rubens de Almeida, ao lado do Pequeno Anjo. Após a reforma, o local deve abrigar setores administrativos e consultórios, abrindo espaço na atual sede do hospital pra ampliar o pronto-socorro.
A proposta levantada pelo Legislativo discute a possibilidade da construção de uma nova área para abrigar o hospital, em local que tenha condições mais adequadas para a estrutura e atendimento. Nesta semana, a Mesa Diretora da casa criou uma Comissão Parlamentar Mista para tratar do projeto.
O grupo prevê a participação de representantes do hospital, da Univali e da prefeitura pra levantamento de informações de terrenos e de recursos necessários.
A iniciativa, conforme a câmara, surgiu de reivindicações da comunidade sobre problemas que vão desde a oferta de leitos até a falta de profissionais e infraestrutura adequada no Pequeno Anjo pra dar conta da procura. No momento, o hospital vem sofrendo com lotação de UTIs que afeta o estado devido à alta das internações por casos gripais e respiratórios. A situação gera queixas de famílias por demora nos atendimentos.
A comissão mista é formada pelos vereadores que já compõem a Comissão de Saúde da câmara: Bruno da Saúde (MDB), Osmar Teixeira (SD), Otto L. Quintino Jr. (sem partido) e Fábio Negão (PL). Até terça-feira ainda não havia sido definida a presidência do grupo, que se completará com membros a serem indicados pelo hospital, Univali e a Secretaria de Saúde de Itajaí.
Em sessão na semana passada, a câmara já havia encaminhado que a Comissão de Saúde pediria ao município informações sobre terrenos públicos que poderiam abrigar a nova sede do hospital. De acordo com o presidente do legislativo, Marcelo Werner (PSC), a escolha do terreno é o primeiro passo. “Posteriormente precisaremos do projeto do novo hospital e, a partir daí, buscaremos os recursos, que poderão vir, inclusive, de emendas parlamentares”, disse.
Terreno na Adolfo Konder é mapeado
A câmara pretende mobilizar a classe política, empresarial e a sociedade em favor da causa. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Bruno da Saúde (MDB), informou que já há um terreno mapeado na avenida Adolfo Konder que poderia receber o hospital. O imóvel é do município e fica ao lado do colégio estadual Elfrida Cristino da Silva.
A localização numa via principal da cidade é considerada importante porque ajudaria na mobilidade, avalia o parlamentar. “Hoje, manter uma unidade hospitalar no centro da cidade acaba muitas vezes prejudicando o trabalho de acesso às ambulâncias”, comentou, frisando que outras áreas serão avaliadas. “Estamos solicitando à prefeitura todos os terrenos disponíveis para a avaliação do melhor, tanto em tamanho quanto em localização”, adianta.
Na semana passada, a presidência do legislativo e a Comissão de Saúde receberam o deputado federal Jorge Goetten (PL), iniciando as conversas sobre as necessidades do hospital. O deputado se comprometeu a estudar formas de financiamento e dar apoio nas negociações com o estado e o governo federal.
“Para realizar um projeto deste porte, necessitamos unir forças. Deputados, senadores, câmaras e prefeituras de toda região, além do governo do estado, precisam estar comprometidos”, disse. Além de infraestrutura física adequada, a proposta defende a contratação de mais profissionais e acomodações para pacientes e familiares, entre outras melhorias.
O presidente do legislativo destacou que hoje o Pequeno Anjo tem uma estrutura antiga e fica num local sem muitas chances de ampliação, atrás da Igreja Matriz, no centro de Itajaí. O hospital ainda tem dificuldade de atender a demanda, porque é o único pediátrico na região da Amfri. Por ano, são cerca de 60 mil atendimentos no pronto socorro, 1.400 cirurgias e 4.800 internações.
Reforma de antigo prédio deve ser finalizada em novembro
Sobre a proposta da câmara, a Secretaria de Saúde de Itajaí esclareceu que ainda não foi contatada sobre o tema, mas considerou “que toda mobilização da sociedade em prol da saúde da população, em especial das crianças, é bem-vinda”. Quanto à oferta de leitos, a pasta afirma que busca junto ao governo do estado a ampliação das UTIs.
A Univali informou que, na condição de mantenedora do hospital, cedeu a área recebida do Semasa para o Instituto Santa Clara ainda em dezembro de 2021, para que a entidade, com recursos próprios, tocasse a reforma. O instituto confirmou que as obras estão em andamento, num investimento de R$ 900 mil, com conclusão prevista para novembro.
“A estrutura vai abrigar um novo ambulatório, consultórios que vão permitir aumento de especialidades e um centro de diagnóstico para exames, como tomografia, que serão utilizados em benefício dos pacientes do Hospital Infantil Pequeno Anjo (HIPA)”, destacou a entidade em nota.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.