Anunciado durante a The Ocean Race, o primeiro posto para veículos elétricos da Volvo em Itajaí funciona junto ao Posto Universitário, na esquina da avenida Contorno Sul com a rua José Testoni, no bairro Dom Bosco. A unidade, primeira da marca em Santa Catarina, faz parte do plano de expansão da rede de recargas rápida para carros elétricos no Brasil.
Continua depois da publicidade
A unidade de Itajaí é a 8ª da rede instalada pela Volvo. Na primeira fase são 13 eletropostos e mais 15 na segunda etapa, somando 10 mil quilômetros de estradas cobertas em sete estados ...
A unidade de Itajaí é a 8ª da rede instalada pela Volvo. Na primeira fase são 13 eletropostos e mais 15 na segunda etapa, somando 10 mil quilômetros de estradas cobertas em sete estados. Itajaí será um ponto estratégico pra fazer ligação entre os estados da região Sul. As estações atendem 24 horas, todos os dias, têm monitoramento por câmeras e são gratuitas.
Continua depois da publicidade
Os espaços stão sendo instalados em parceria da Volvo Car Brasil com a Zletric, que opera a maior rede de serviço de recarga do país, e com a catarinense WEG, para o fornecimento do equipamento em Itajaí e dos próximos eletropostos.
Continua depois da publicidade
A Volvo abriu cadastro pra estabelecimentos interessados em receber os carregadores, como shoppings, hotéis, postos de gasolina e restaurantes. O eletroposto funciona 24 horas, com carregamento gratuito para carros elétricos de qualquer marca. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância.
Os carregadores são do tipo DC (corrente contínua) de Carga Rápida, que fornecem até 150 kW/h com uso exclusivo para modelos 100% elétricos. A estação carrega um carro como o Volvo XC40 Recharge Pure Electric, que tem autonomia de 420 quilômetros, em cerca de 40 minutos. Num ponto de recarga normal, entre 7 e 11 kW/h, levaria mais de sete horas.
A estação em Itajaí tem dois carregadores. Quando há dois carros abastecendo, a energia é dividida, com 90 kW/h para o veículo com menos carga. Para carregar, basta baixar o app, fazer o cadastro e conectar o plug no veículo. No aplicativo, é preciso escanear o QRCode que aparece na estação pra desbloquear a recarga.
WEG e GM fecham parceria
A catarinense WEG e a General Motors (GM), dona da marca Chevrolet, firmaram uma parceria nesta semana para o desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de recarga de baterias de carros elétricos. A união da gigante automobilística com a WEG leva em conta que a empresa brasileira é uma das maiores fabricantes de motores e equipamentos elétricos do mundo.
Recentemente, em março, a WEG havia anunciado um plano de expansão na produção de baterias para carros elétricos, com a construção de uma nova fábrica junto ao parque fabril da companhia em Jaraguá do Sul. O investimento de R$ 100 milhões até 2024 considera o crescimento da demanda global por baterias e soluções eletrificadas.
No projeto com a GM, a proposta é expandir a rede de recargas para residências, garagens e estacionamentos, com oferta de estações de carregamento que prometem ser três vezes mais rápidas do que o padrão no mercado. Segundo o anúncio das empresas, apenas 15 minutos de recarga com potência de 22 kW darão autonomia para percorrer cerca de 40 quilômetros.
Continua depois da publicidade
O equipamento de recarga poderá ser conectado à internet, permitindo o monitoramento e comando por aplicativo, onde o usuário também poderá medir a energia consumida.