Casos de dengue em Balneário Camboriú subiram de 59 para 1500 em um ano
Cidade soma duas mortes em 2023 e mobiliza comunidade pra ajudar no combate
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Prefeitura pede apoio da comunidade para combater o mosquito
(Foto: arquivo DIARINHO)
Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú registrou mortes por dengue. Uma idosa de 94 anos, moradora do centro, morreu no dia 1º de abril. Outra idosa, de 80 anos, moradora do bairro dos Municípios, faleceu no dia 16 do mesmo mês.
Segundo a Secretaria de Saúde de BC, as vítimas tinham comorbidades e estavam internadas no hospital da Unimed. O que mais chama a atenção em Balneário Camboriú é o crescimento exponencial ...
Segundo a Secretaria de Saúde de BC, as vítimas tinham comorbidades e estavam internadas no hospital da Unimed. O que mais chama a atenção em Balneário Camboriú é o crescimento exponencial de casos.
Até 1º de maio de 2022, BC tinha registrado 59 casos, sendo 18 autóctones – contraídos dentro da cidade. No mesmo período em 2023, são 1525 casos – cerca de 2485% a mais.
Atualmente, são 1163 casos autóctones; 109 indeterminados; sete importados; 246 em investigação; além dos dois óbitos. O que chama a atenção é a quantidade de focos no centro, com 150 confirmações.
A morte da jovem Larissa Henckel Nascimento, de apenas 25 anos, foi contabilizada para Camboriú, onde a moça morava.
A Saúde de BC fez, também, o levantamento de focos totais de mosquito pela cidade. Confira o número por bairros:
Comunidade precisa ajudar
O que as autoridades mais clamam é a participação da comunidade nas ações de combate à dengue. O secretário de saúde, Omar Tomalih, ressaltou que o poder público tem feito seu papel. “Estamos orientando, abrindo atendimentos. Mas só é possível combater a dengue se a sociedade entender a necessidade e a importância dos cuidados q em casa”, completou.
Segundo ele, as condições climáticas têm facilitado a reprodução do mosquito. “Estamos em período de chuva e calor, onde qualquer água parada causa problemas”, alerta.
Para ajudar nos cuidados, é importante que os moradores façam o descarte correto do lixo; eliminem qualquer objeto que possa acumular água; mantenham a caixa d’água com a tampa vedada; calhas limpas e secas; e evitem usar pratos nos vasos de plantas. "Não basta só o fumacê, bons equipamentos. O que precisa é não deixar a doença se proliferar”, analisou o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
A prefeitura também pede para que os moradores recebam os agentes em suas casas com boa vontade “As pessoas acham que as equipes vão pra multar. Mas não, vão pra orientar. Importante que sejam bem recebidas. A comunidade precisa entender a importância do trabalho deles”, completou Tomalih.
BC dispõe de testagem rápida
Dores atrás dos olhos, dores de cabeça, dores pelo corpo, febre e manchas vermelhas pelo corpo são os principais sintomas de dengue. Em Balneário Camboriú, além das unidades básicas de saúde dos bairros e do Hospital Municipal Ruth Cardoso, a prefeitura implementou o Centro de Referência da Dengue, no bairro das Nações. Nesse local, o paciente é submetido ao teste rápido da doença. O município adquiriu mais de 10 mil testes para agilizar os diagnósticos.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.