Matérias | Geral


Sustentabilidade

Veleiro-casa de ex atletas olímpicos é certificado com Bandeira Azul em Itajaí

Barco dispõe de motor elétrico, usa energia solar e tem sistema próprio de tratamento de esgoto

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Sérgio Danilas e Dora Castanheira são atletas olímpics de vôlei (FOTOS: JOÃO BATISTA)


Por João Batista

Construído durante 11 anos pelas mãos do casal de ex-jogadores de vôlei da Seleção Brasileira e atletas olímpicos Sérgio Danilas e Dora Castanheira, o veleiro Ictus é  a primeira embarcação do sul do país com a certificação internacional do programa Bandeira Azul.  O veleiro conta com soluções sustentáveis, como motor elétrico, placas solares e tratamento de esgoto.

O reconhecimento foi dado na The Ocean Race pela Marina Itajaí, que é uma das quatro marinas de Santa Catarina a ter a Bandeira Azul e pode conceder o mesmo direito para embarcações. O ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Construído durante 11 anos pelas mãos do casal de ex-jogadores de vôlei da Seleção Brasileira e atletas olímpicos Sérgio Danilas e Dora Castanheira, o veleiro Ictus é  a primeira embarcação do sul do país com a certificação internacional do programa Bandeira Azul.  O veleiro conta com soluções sustentáveis, como motor elétrico, placas solares e tratamento de esgoto.

O reconhecimento foi dado na The Ocean Race pela Marina Itajaí, que é uma das quatro marinas de Santa Catarina a ter a Bandeira Azul e pode conceder o mesmo direito para embarcações. O prêmio comprova que o veleiro de 40 pés adota práticas sustentáveis.



Sérgio diz que a premiação foi uma surpresa, mas lembrou que a questão ambiental já era uma preocupação na construção do barco. “Desde que eu comprei o projeto, eu queria fazer um barco ecologicamente sustentável”, conta. A premiação pra embarcações é uma iniciativa recente. Marinas e clubes que têm a Bandeira Azul podem certificar barcos que se enquadram nos requisitos.

“Nós sempre caminhamos para isso. O motor elétrico, as baterias que são carregadas por painel solar, tratamento de esgoto nos dois banheiros... São coisas que vão se somando e é por isso que nos escolheram”, avalia.


O motor elétrico, alimentado por um sistema de baterias, evita a queima de combustível. Placas solares sob o convés fazem a captação de energia que alimenta o sistema de navegação e serve pro funcionamento de utensílios elétricos.

O barco dispõe de gerador à diesel, mas que só é usado fora da costa quando é necessário usar a cozinha, podendo ainda servir pra emergências.

Outra medida sustentável no veleiro é o tratamento de esgoto, coletado por um sistema que processa os dejetos usando a ação biológica de micro-organismos. O princípio é o mesmo de uma estação municipal e devolve o esgoto tratado pro mar.

Ações como redução do uso de plástico e separação de recicláveis fazem parte da rotina do casal. Sérgio e Dora ainda pretendem implantar um sistema de captação de água da chuva, compostagem, gerador sem diesel e motor de popa elétrico.

 


A gente pensou: já que fizemos o barco, vamos morar nele”

 

Casa flutuante

Embarcação tem todo conforto de uma casa

Embarcação tem todo conforto de uma casa


 

A construção ao estilo “faça você mesmo” também torna o veleiro diferenciado. Mas o Ictus está longe de ser um veleiro convencional só pelo conceito sustentável. A embarcação é uma “casa flutuante” e virou o lar do casal que, além de velejar, toca projetos sociais na região.

Após 11 anos de construção, o veleiro foi colocado na água em 2020, na Marina Itajaí, que desde então é a casa do Ictus que, por sua vez, é o endereço de Sérgio e Dora. A decisão de morar embarcado veio pouco antes de o Ictus ficar pronto. Seria o “projeto de terceira idade” do casal.

“A gente pensou: já que fizemos o barco, vamos morar nele. Então, nos aposentamos aqui e estamos morando, levando uma vida modesta, mas confortável”, afirma.

No veleiro, além de passeios, eles querem fazer expedições pela costa catarinense, parando nas cidades para projetos ligados ao esporte e à sustentabilidade. Em Itajaí, Dora já toca um projeto de iniciação esportiva pela prefeitura, com aulas para crianças.

A ideia é de ações semelhantes em outras cidades, capacitando professores e usando o esporte pra integrar a comunidade e desenvolver valores.


 

O veleiro

Placas solares garantem energia

Placas solares garantem energia

 

O Ictus foi projetado por Roberto Barros, o Cabinho, o mais famoso projetista de veleiros do Brasil. A embarcação de 40 pés (12 metros) de comprimento e 10 toneladas tem três cabines, dois banheiros, cozinha e espaço externo pra refeição e lazer.

O barco é feito de fibra de vidro em “sanduíche”, com duas camadas recheadas com uma chapa de polipropileno. A composição deixa o barco mais leve, porém, resistente. Várias janelas garantem o arejamento interno.

O nome do veleiro vem do grego antigo e significa peixe. O processo de construção é contado em fotos que estão num banner gigante. As tochas usadas nas Olímpiadas no Rio também são atração no barco e contam a história do casal.

 

Construção feita a quatro mãos durante 11 anos

Hoje com 70 anos, Sérgio foi jogador da seleção e participou das Olimpíadas de Montreal, em 1976. Também ex-seleção, Maria Auxiliadora Villar Castanheira, a Dora, de 63 anos, competiu nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, e de Seul, em 1988.

Ela já trabalhou como técnica de clube, foi assistente técnica da Seleção Brasileira e atuou em projeto social do técnico Bernardinho, na época do time Rexona. Já fora das quadras, os dois construíram o próprio barco em Curitiba (PR).

No começo, foi Sérgio quem tocou a obra, dividindo a tarefa com a profissão de químico, enquanto Dora seguia no Rio de Janeiro devido aos projetos de vôlei que cuidava. Nos últimos cinco anos, ela voltou pro Paraná e o casal se dedicou à embarcação com disciplina de atleta.

“A gente tinha horário pra iniciar o trabalho, a hora de parar, tudo. Quase que a gente batia cartão”, lembra Dora. O veleiro foi concluído no final de 2019, sendo trazido pra Itajaí em 2020.

A escolha da cidade veio por indicação de um amigo de Sérgio. “Aqui reúne todas as condições. Além de ser uma marina excelente, ainda tem a questão da proximidade com a cidade”, observa.

 

Estímulo para outras embarcações

Primeira marina do Brasil com certificação internacional de gestão ambiental ISO 14.001/2015, a Marina Itajaí também é o único local da cidade com Bandeira Azul. Pelo reconhecimento, a empresa pode certificar embarcações que seguem os critérios de sustentabilidade náutica.

Se nas praias o Bandeira Azul indica a qualidade da água, para os barcos a certificação atesta que os requisitos de preservação dos mares e de meio ambiente em geral estão sendo cumpridos. A ideia da marina é que a certificação do Ictus sirva de exemplo e estimule outros donos de barcos a adotar medidas sustentáveis.

“O selo Bandeira Azul tem uma importância positiva para que possamos divulgar ainda mais formas de preservar o meio ambiente. A nossa intenção é ampliar as ações de sustentabilidade e certificar mais embarcações que se comprometam com a causa ambiental”, destaca Carlos Gayoso, diretor da Marina Itajaí.

 

 

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.217.60.35

Últimas notícias

BECO DO MOREIRA

Estudante é atropelado na faixa de pedestres

PARTIU RIO?

Aeroporto de Navegantes terá voos extras pro Rio de Janeiro

Dia das Mães

Itajaí Shopping dá sugestões de presente para celebrar o Dia das Mães

Dia das Mães

Shopping terá Feira de Vinil sábado e domingo

Olho no tempo

Chuva na região aperta na tarde de sexta e segue até sábado

Santa Catarina

Chuvas em SC: Estado tem uma morte confirmada e três cidades em emergência

SANTA CATARINA

Defesa Civil mantém previsão de chuva intensa

ITAJAÍ

Condomínio Reserva Figueira é inaugurado na Praia Brava

OBRA MILIONÁRIA

Piçarras lança edital de R$ 24 milhões pra alargamento da praia

Santa Catarina 

Contra agravamento de doenças respiratórias, vacina  contra a gripe é liberada pra toda a população 



Colunistas

Coluna Esplanada

Brasil solidário

JotaCê

Andréa Artigas e CH continuam juntos

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Foto do Dia

Feriado ensolarado

Gente & Notícia

Chico da FG é o aniversariante do mês

Via Streaming

“Todos Nós Desconhecidos”

Show de Bola

Estreia decepcionante

Direito na mão

3 estratégias para acelerar a aposentadoria

Coluna Exitus na Política

Liberdade e consequência

Na Rede

Site de relacionamento sugar, surra de muletas e "Joãoviller": confira o que bombou nas redes do DIARINHO

Coluna do Ton

DJ Scheila confirmada na festa do Pinhão

Mundo Corporativo

Quando o menos é mais

Histórias que eu conto

Domício Duarte

Ideal Mente

Time’s Up

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Um aluno do Colégio de Aplicação da Univali foi atropelado enquanto atravessava na faixa de pedestres ...



Podcast

Frente fria vinda do RS traz chuva intensa para SC

Publicado 02/05/2024 19:20



Especiais

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

IMUNIZAÇÃO

SC aguarda mais remessas da vacina para atender todas as regiões

DENGUE

Para entender os mitos e verdades sobre a doença

DENGUE

“Foi uma das piores doenças da minha vida”: relatos de como a dengue é devastadora

ALERTA

SC passa de 120 mortes por dengue



Blogs

A bordo do esporte

Primeiro dia de regatas do Norte e Nordeste de Optimist 2024

Blog da Jackie

WARUNG DAY RETORNA A PEDREIRA PAULO LEMINSKI por Alexandre Padilha

Blog do JC

Missão:? Atrapalhar...

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação