CAMISA 10
Pelé entra no dicionário como “fora do comum”
Palavra foi incluída nas versões digitais e impressa da Michaelis
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O eterno camisa 10 da seleção brasileira vai ficar marcado para sempre na memória dos amantes do esporte e, agora, na língua portuguesa. Pelé virou sinônimo de “que ou aquele que é fora do comum”.
A decisão foi divulgada na quarta-feira e o verbete já foi inserido na versão digital do dicionário Michaelis. Nas próximas versões impressas, o significado do Rei do Futebol também estará presente.
Continua depois da publicidade
A campanha para eternizar Pelé no dicionário recebeu mais de 125 mil assinaturas. O objetivo era que seu nome fosse remetido aos significados de excepcional, incomparável e único.
Considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu no dia 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com câncer de cólon em 2021 e estava internado desde novembro para tratar uma infecção respiratória.
Continua depois da publicidade
Confira o verbete completo:
pe.lé®️: adj m+f sm+f. Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®️, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.