Três colégios catarinenses e o município de São Francisco do Sul foram contemplados no Programa de Eficiência Energética da Celesc 2022/20223. As instituições terão a instalação de equipamentos de energia solar. Os quatro projetos autorizados somam R$ 3.706.857,02 em investimentos.
Continua depois da publicidade
Uma das instituições contempladas é o Colégio São José de Itajaí. A escola, que fica no cruzamento das ruas Silva e avenida Marcos Konder, no centro da cidade, receberá a implantação de ...
Uma das instituições contempladas é o Colégio São José de Itajaí. A escola, que fica no cruzamento das ruas Silva e avenida Marcos Konder, no centro da cidade, receberá a implantação de sistemas de iluminação e instalação de sistema de geração fotovoltaica.
Continua depois da publicidade
Altair Antonio Claro, diretor do Colégio São José, fala sobre o desejo da escola em reforçar a sustentabilidade. “A energia solar vem contemplar essa proposta que já temos em andamento com nossos alunos e professores. O projeto vem agregar à nossa proposta de ensino e aprendizagem, sem contar toda a questão de economia do consumo de energia elétrica”, comenta.
Os outros aprovados foram o município de São Francisco do Sul, que terá a implantação de sistemas de iluminação pública nas ruas cidade, a Unoesc, na cidade de Videira, e o colégio Bom Jesus, de Joinville, que também foram contemplados.
Continua depois da publicidade
Incentivo
Segundo a Celesc, no caso da cidade de São Francisco do Sul todos os equipamentos e a instalação serão bancados pela Celesc. Já as escolas privadas receberão parte dos equipamentos da Celesc, mas farão a contrapartida de barcar a instalação.
A ordem de serviço para a execução dos quatro projetos foram assinadas na última segunda-feira e devem ser concluídas em até um ano.
Os quatro projetos foram selecionados por meio da Chamada Pública nº 1/2021. A seleção é feita por meio de uma comissão de avaliação, seguindo uma série de normas e regras, conforme o edital público.
O diretor de Planejamento, Controles e Compliance na Celesc, Marcos Penna, ressalta que a assinatura dos contratos representa uma importante iniciativa para a Celesc. “Essa iniciativa traz avanço significativo tanto sobre a ótica financeira quanto para a sustentabilidade, contribuindo para a redução de custos de nossos clientes, economia no consumo de energia e, consequentemente, diminuição das emissões de gases poluentes”, finalizou.
No final deste ano, um novo chamamento para apresentação de novos projetos à Celesc será aberto.