SANTA CATARINA
Décio Lima deve comandar o Sebrae nacional
Governo federal tem maioria dos votos pra mudar comando da entidade nesta quinta-feira
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O presidente do PT de Santa Catarina e ex-candidato a governador Décio Lima deve ser eleito o novo presidente do Sebrae nacional nesta quinta-feira. Preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando da entidade desde o período de transição de governo, o PT conseguiu os votos necessários no conselho deliberativo pra mudar a atual diretoria e colocar Décio no lugar de Carlos Melles.
As negociações pra conquistar ao menos 11 votos a favor de Décio vem sendo articuladas pelo ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, há mais de um mês. O governo já tem o mínimo necessário e ainda conta com outros dois votos quase garantidos pra destituição do atual presidente. O conselho da entidade tem 15 membros e as eleições ocorrem nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Havia possibilidade de Carlos Melles, eleito em novembro de 2022 para um mandato de dois anos, renunciar à presidência já nesta quarta, abrindo mão do cargo. Segundo o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim, as articulações do governo foram feitas com o centrão e preveem um troca parcial da diretoria, com a permanência de dois diretores atuais: Bruno Quick e a ex-deputada Margarete Coelho, indicada por Arthur Lira (PP) e Ciro Nogueira (PP).
Um dos votos revertidos por Okamoto foi o do catarinense José Zeferino Pedrozo, representante da Confederação Nacional de Agricultura e presidente do conselho deliberativo do Sebrae. A entidade é uma instituição privada que dá apoio às micro e pequenas empresas por meio de diversos programas de competitividade e desenvolvimento de negócios. O Sebrae nacional comanda um orçamento anual de R$ 7,5 bilhões.
Continua depois da publicidade