DESTAQUE EM SC
Desempenho positivo é reconhecido por prefeituras e instituições da região
O trabalho em conjunto já trouxe diversos avanços para região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), reforçou a importância do apoio da associação para o desenvolvimento regional.
“A Amfri é um grande elo que fortalece todos os municípios e ajuda a promover a economia, o turismo e a qualidade de vida. O trabalho em conjunto com a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí já trouxe diversos avanços para nossa cidade, entre eles os projetos como o Centro de Inovação que tem previsão de ser inaugurado ainda neste primeiro semestre. E o trabalho continua, com uma importante parceria na regata The Ocean Race, além de outras questões que trazem progresso em diversas temáticas relevantes para Itajaí”, destaca Volnei.
Continua depois da publicidade
A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) tem quase 100 anos de história e trabalha com o modelo associativista, assim como a Amfri. A entidade ressalta a importância dos empresários de estarem juntos por um mesmo ideal e da conexão entre os municípios da região.
“Quando temos um modelo associativista, temos uma maior integração entre essas administrações e os próprios interesses dos municípios, assim como acontece com os nossos empresários associados à ACII. Um exemplo muito recente é o projeto do túnel entre Itajaí e Navegantes, algo que nossos empresários lutam há anos e que finalmente estamos vendo tomar forma e caminhar para a concretização”, diz Gabriela Kelm, presidente da Associação Empresarial de Itajaí.
Para a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, a importância e evolução durante as cinco décadas da associação é visível.
“A região da Amfri em Santa Catarina se tornou um importante polo econômico e turístico do estado. Resultado de trabalho desenvolvido com investimento em infraestrutura e saneamento básico, e também em projetos de urbanização. A Amfri vem desenvolvendo ainda mais projetos para a evolução da região, sendo o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável um dos mais importantes”, diz a presidente da Acibalc, Katia Toniotti.
Para os próximos anos de Amfri a expectativa é de mais soluções para o dia a dia das pessoas e alternativas para as dificuldades, segundo o prefeito de Penha e atual presidente da Amfri, Aquiles Costa (MDB).“A gente precisa ter cada vez mais o poder público próximo das pessoas. É preciso ter essa conversa, é preciso estar conectado,” frisa.
A Universidade do Vale do Itajaí é parceira da Amfri e atua na gestão e execução de demandas técnicas referentes as obras do túnel submerso para interligar Itajaí e Navegantes, também no projeto do sistema de transporte integrado e no de mobilidade ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar, que desde 2016 vem desenvolvendo levantamentos multidisciplinares.
O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, destaca a parceria.
“A Amfri tem importante participação no desenvolvimento e na assessoria às administrações municipais da nossa região. A Univali sente-se honrada em ser parceira e propulsora das atividades da Associação”, cita o reitor Valdir Cechinel.
Continua depois da publicidade
" Os 50 anos da Amfri são uma data para ser comemorada e compartilhada por todos nós”
Continua depois da publicidade
Valdir Cechinel
Reitor da Univali
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.