IBGE
Agendamento do Censo vai até segunda
SC está com 87% de cobertura; BC e Itajaí são as cidades mais atrasadas na região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


A coleta de dados do Censo 2022 será finalizada no dia 28 de fevereiro. Na reta final da contagem, com 87% concluída em Santa Catarina, o IBGE reforçou o apelo pra que os moradores que ainda não responderam à pesquisa agendem uma visita do recenseador por meio do Disque Censo, pelo número 137. O serviço está disponível em todas as cidades catarinenses e vai encerrar os agendamentos na próxima segunda-feira.
Por meio da central telefônica, o IBGE quer garantir a cobertura total da população no Censo 2022. A ligação é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, das 8h às 21h30. Ao discar o número 137, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, confirmando se o domicílio ainda não foi recenseado.
Continua depois da publicidade
Após confirmar se nenhum morador da casa respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas pelo morador são sigilosas.
Em reunião na sexta-feira passada, os superintendentes regionais do IBGE destacaram que a finalização da coleta de dados depende nesta fase final do apoio da população e do acesso irrestrito aos moradores. Para eles, o Disque Censo é fundamental pra concluir a coleta e alcançar as casas onde ninguém foi visitado pelo recenseador.
Continua depois da publicidade
Novidade na contagem do IBGE, o Disque Censo está atendendo em Santa Catarina desde 5 de janeiro. A orientação do instituto é que, antes de ligar, o morador confira se nenhuma outra pessoa da casa já respondeu à pesquisa. Por precauções de sigilo, o atendimento da ligação não fornece nenhuma informação além da resposta se o domicílio já consta ou não na base de coleta de dados.
Para o superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern, o 137 é uma maneira de o órgão dar uma resposta à sociedade. “Trata-se mesmo de um serviço fundamental, sobretudo para dar esclarecimento e satisfação, pois é muito comum encontrarmos pessoas que dizem que não foram recenseadas e que agora podem contatar o IBGE no sentido de se certificar com precisão ou fazer valer seu direito”, comentou.
BC e Itajaí são as cidades mais atrasadas
A coleta de dados do Censo 2022 já alcançou 88,2% da população estimada no Brasil e 87,5% em Santa Catarina. Na região da Amfri, Balneário Camboriú e Itajaí são as mais atrasadas na contagem. As cidades ainda não tinham alcançado nem 80% de cobertura da população até a manhã desta quinta-feira. Balneário tem o menor percentual na região, com 72% da contagem concluída.
Conforme levantamento do IBGE em janeiro, Balneário Camboriú estava entre as 10 cidades abaixo dos 80% de conclusão do Censo com as maiores taxas de recusa e de índice de moradores ausentes. Os percentuais eram de 2,71% de recusa e de 6,04% de moradores ausentes. Entre as cidades mais populosas, os maiores índices de recusa foram registrados em Camboriú (22%), Florianópolis (17,8%) e Itajaí (13,8%).
De acordo com os dados do Censo até esta quinta-feira, 55 cidades catarinenses estão abaixo dos 80% de cobertura da população estimada. Dos 295 municípios, em 155 a contagem já alcançou 100% de cobertura. Na região da Amfri, Porto Belo e Luís Alves estão entre as cidades que cobriram o total de moradores estimados.
O resultado final do Censo tem previsão de ser divulgado em abril. Após o encerramento da coleta de dados em fevereiro, as informações passarão por revisão e preparação pra divulgação em março. Na prévia divulgada em dezembro, o IBGE apontou 207,8 milhões de habitantes no país e 7,7 milhões em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Andamento do Censo
No Brasil:
186.838.910 recenseados
88,2% concluído
11,1% em andamento
Continua depois da publicidade
0,7% não iniciado
Em SC:
87,5% concluído
11,3% em andamento
Continua depois da publicidade
1,2% não iniciado
Região
Balneário Camboriú
72,6% concluído
26,7% em andamento
0,7% não iniciado
Itajaí:
77,3% concluído
22,5% em andamento
0,3% não iniciado
Camboriú
96,7% concluído
3,3% em andamento
Ilhota
97% concluído
3% em andamento
Balneário Piçarras
98,2% concluído
1,8% em andamento
Navegantes
98,4% concluído
1,6% em andamento
Bombinhas
98,6% concluído
1,4% em andamento
Penha
98,7% concluído
1,3% em andamento
Itapema
98,7% concluído
1,3% em andamento
Luiz Alves
100% concluído
Porto Belo
100% concluído