Quiosque gastronômico e mirante vão levar infraestrutura para ponto turístico. Obra deve ficar pronta ainda em 2023
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Construção já começou ao lado do estacionamento
(foto: Franciele Marcon)
Mirante está em fase de elaboração do projeto, com previsão do início da obra para o segundo semestre (Foto: Reprodução)
O Morro da Cruz, um dos principais pontos turísticos de Itajaí, deve ganhar uma nova cara até o final de 2023. Dois projetos que se conectam prometem transformar o morro em uma nova estrutura, com um quiosque gastronômico e um novo mirante de contemplação para os visitantes.
Os dois projetos são realizados pelas secretarias municipais de Turismo e de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A construção do quiosque iniciou no final do ano passado e tem prazo de ...
Os dois projetos são realizados pelas secretarias municipais de Turismo e de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A construção do quiosque iniciou no final do ano passado e tem prazo de conclusão para final de 2023. Já o mirante está em fase de elaboração do projeto, com previsão do início da obra no segundo semestre e ainda sem data de finalização.
O quiosque de dois pavimentos e 192 m² contará com parque infantil, loja de conveniência, área para informações turísticas, além de banheiros acessíveis e jardins com áreas ao ar livre para convivência. O espaço ficará na praça ao lado do estacionamento.
Serão mais de 300 m² de área revitalizada somente nesta obra, com investimento acima de R$ 600 mil. O prazo de entrega do quiosque é até o final deste ano. “Nosso município apresenta um crescimento no setor turístico de 20% a 30% ao ano. Mesmo com o deque de contemplação, o Morro da Cruz não tinha seu potencial aproveitado o suficiente para proporcionar uma experiência completa aos turistas e também aos moradores, que podem frequentar muito mais o espaço com o quiosque”, comenta Evandro Neiva, secretário de Turismo.
“Paisagem que não cansa”
Mesmo sem infraestrutura adequada para receber os visitantes, o Morro da Cruz sempre encanta moradores e turistas. A comerciante Lilian Noronha da Silva Deus, de 49 anos, morou com a família por três anos em Itajaí. Atualmente ela reside em Londrina, no norte do Paraná. Nesta semana, ela retornou ao litoral catarinense para passear com a família e já sabia onde queria ir.
Lilian levou o cunhado para conhecer os pontos turísticos de Itajaí, entre eles o Morro da Cruz. “Tudo que vi de bonito aqui quero mostrar para a minha família. É tudo lindo, esse mar imenso, não tem limite...”, dizia.
Valdir Deus, de 61 anos, veio a Itajaí pela primeira vez e está encantado. “Essa paisagem não cansa a vista. Podemos ficar por horas admirando. É uma obra grandiosa de Deus”, disse Valdir.
Mesmo sem o sol, na sexta-feira famílias inteiras visitavam o Morro da Cruz. Todas as pessoas registravam o momento e a paisagem em fotos e selfies.
Mato atrapalhado a vista
No final do mês de janeiro, o DIARINHO recebeu reclamação de moradores de que o Morro da Cruz estava abandonado, com mato alto, deques quebrados, madeiramento podre e sérios riscos aos visitantes que frequentam o local. “É impossível olhar para baixo, pois vemos apenas mato. Antes dava para ver a Contorno Sul, Univali, o porto, Beira Rio, Saco da Fazenda e diversos outros pontos da região”, opinou o denunciante.
No dia da queixa, a Secretaria de Obras de Itajaí informou que as equipes estavam trabalhando para fazer a manutenção em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira, o secretário de Obras, Márcio Gonçalves, o Dedé, informou que o mato foi cortado e foi feita manutenção no local.
Mirante de contemplação
O espaço onde há um deque de madeira deverá se transformar num mirante de contemplação da vista aérea do município, com uma área de 800 m² totalmente refeita, com maior estrutura, segurança e visibilidade. A ideia é que a construção seja feita em uma melhor posição para favorecer a vista da cidade e do mar.
A obra está em fase de elaboração do projeto, que já foi licitado e tem o prazo de quatro meses para finalização. Após a conclusão do projeto, uma nova licitação dará início à execução da construção. “Com esta obra iremos modernizar o mirante, tornando este ponto turístico muito mais atraente e seguro para turistas e itajaienses”, diz Rodrigo Lamim, secretário de Desenvolvimento Urbano. A prefeitura acredita que o mirante ficará pronto para o final deste ano ou início do ano, mas sem data precisa para a conclusão da obra.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.