Denúncia
Mães reclamam da falta de uniformes em Ilhota
Além dos uniformes, as mães pedem por pontos de ônibus e monitores no transporte escolar
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]

Um grupo de mães procurou o DIARINHO para registrar um pedido que já se estende há anos no município de Ilhota: a distribuição de uniformes para os alunos do ensino municipal. As crianças estudam na escola municipal Domingos José Machado e moram no loteamento Schneider, em Ilhota. As mães também pedem pontos de ônibus e monitores no transporte escolar.
De acordo com uma das mães, a escola quer que os alunos comprem a camiseta de uniforme, que tem para vender em uma loja específica da cidade. Também já ocorreram casos de mandarem os alunos de volta para casa por estarem sem a roupa exigida como padrão na unidade. Ao questionarem a secretaria, informam que não há licitação para compra de uniformes e que cada escola responde de acordo com suas normas.
Outra mãe também solicita apoio com pontos de ônibus e monitores dentro do transporte escolar. “São crianças mais novas que precisam entrar e sair sozinhas, e às vezes esperar sob chuva por não haver cobertura no local”, revela.
A secretária de Educação, Andréa Cordeiros, disse que há mais de seis anos a cidade não oferece uniformes e que não há verba disponível para isso. Porém, não é obrigatório o uso em nenhuma das unidades.
Ela também frisou que o município oferta material escolar aos alunos. “O que acontece é que algumas APPs das escolas cobram o uso de uniforme, mas não é norma do município”, explica.