ANTÁRTICA
Vídeo: Iceberg gigante se desprende da Antártica
O bloco de gelo equivale à área da cidade de São Paulo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um grande bloco de gelo se desprendeu neste domingo próximo a uma estação científica do Reino Unido na Antártica. O iceberg tem o tamanho equivalente a capital paulista e a soltura foi notificada na segunda-feira por um grupo de cientistas.
O movimento de desprendimento iniciou depois que uma maré forte, que aumentou uma fenda já existente. A área que se soltou da camada flutuante tem cerca de 1550 km².
Outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido da mesma região há dois anos. A plataforma flutuante foi batizada de Brunt e é onde está localizada a base científica britânica Halley VI.
Mesmo com as mudanças de temperaturas e com a preocupação frequente com o aquecimento global, um dos órgãos que estua as regiões polares, o British Antarctic Survey, descarta a relação do desprendimento com a mudança climática.
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!