Acabou

Acampamento em frente à Marinha é desmontado em Itajaí

Barracas e materiais foram retirados na segunda-feira depois de determinação no STF

Polícia teria orientado manifestantes a deixarem local após decisão do STF
 (Foto: João Batista)
Polícia teria orientado manifestantes a deixarem local após decisão do STF (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria


O acampamento de bolsonaristas na frente da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí foi desmontado na segunda-feira após mais de dois meses. Durante à tarde, a rua atrás o Mercado Público foi totalmente liberada e não havia mais nenhuma barraca nas calçadas. Conforme funcionários do Mercado do Peixe, os manifestantes que ainda permaneciam no local em duas barracas foram orientados pela Polícia Militar e agentes da Marinha a desocupar a área logo no início do dia.

A medida levou em conta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou “desocupação e dissolução total” de acampamentos bolsonaristas na frente ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A medida levou em conta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou “desocupação e dissolução total” de acampamentos bolsonaristas na frente de quartéis e áreas militares pelo país. Pela determinação, a retirada dos acampamentos deveria ser feita em até 24 horas. Na mesma decisão, o ministro ordenou o desbloqueio de vias públicas e o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Continua depois da publicidade

Em Itajaí, onde os bolsonaristas mantinham acampamento desde o resultado das eleições, a Polícia Militar havia informado pela manhã que não haveria nenhuma medida de remoção sem ordem do comando geral. Segundo o comunicado, o batalhão não tinha nenhuma orientação quanto ao ponto fixo de manifestação na frente da Marinha. Na manhã desta segunda-feira, a atenção da PM ainda estava voltada às rodovias, prestando o apoio à PRF para evitar novos bloqueios na BR 101.

O governo estadual informou sobre ações em favor da ordem em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello esteve reunido com o comandante-geral da Polícia Militar (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e determinou a preservação da ordem pública, em respeito às leis constitucionais e às medidas de nível federal.

Segundo a nota, operacionalmente a Polícia Militar monitora todos os pontos onde existe a possibilidade de alguma ação dos manifestantes. Conforme o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, as operações são coordenadas da Sala de Situação do Comando-Geral da PMSC, sediado em Florianópolis. O cenário era de tranquilidade em todos os pontos no estado.

“Os comandantes regionais estão orientados para tomarem as medidas legais e cabíveis. Existe uma negociação com os manifestantes para retirada de barracas e materiais que possam ter em volta dos locais ocupados”, informou o governo. Conforme  decisão do ministro Alexandre de Moraes, as operações para o fim dos acampamentos são feitas polícias militares, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário. As autoridades municipais também deveriam dar apoio pra retirada dos materiais e os governadores seriam intimados pra efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal.

A decisão diz que os movimentos perto de quartéis e outras unidades militares servem para a prática de atos antidemocráticos e determina a prisão em flagrantes dos participantes.

 

Jorginho participa de reunião com Lula

Jorginho voltou atrás e decidiu ir à reunião

Jorginho voltou atrás e decidiu ir à reunião

Continua depois da publicidade

 

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), foi à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e todos os governadores do Brasil. O encontro presencial aconteceu às 18h de segunda. O convite oficial chegou ao governador somente ao meio-dia, segundo a assessoria.

O presidente Lula discutiu com os governadores estratégias conjuntas de segurança para evitar que novos atos antidemocráticos e de vandalismo aconteçam pelo Brasil. Primeiro, a assessoria de Jorginho informou que ele não participaria porque o tema da reunião já estaria alinhado com seu posicionamento e e isto bastava. “Manifestações são legítimas quando são pacíficas”, afirmou na nota.

Continua depois da publicidade

Foi chamado de cúmplice de terrorista

O candidato derrotado ao governo do Estado, Décio Lima (PT), disse que a postura de Jorginho o tornava “cúmplice de terroristas”.

Horas depois, Jorginho reviu deu nova declaração: “é meu dever representar o estado de Santa Catarina e defender o interesse dos catarinenses”.

Continua depois da publicidade

 

Governo federal pede que povo denuncie marginais que atacaram Brasília

Objetivo é identificar e punir envolvidos

Objetivo é identificar e punir envolvidos

 

O governo federal lançou uma campanha para identificar os criminosos envolvidos no ato de terrorismo em Brasília. O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou um e-mail para receber denúncia e informações sobre integrantes do ataque e furtos à sede dos três poderes.

As denúncias podem ser feitas para o e-mail do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF: gabmoraes@stf.jus.br. Há ainda a opção de enviar as informações pelo portal Fala.Br  uma plataforma da Controladoria-Geral da União (CGU) que permite aos cidadãos enviarem manifestações à ouvidoria e também fazerem pedidos de informações públicas.

No Twitter, a pasta escreveu que “qualquer informação ou pista é bem-vinda”. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Os vândalos fizeram diversas filmagens de si mesmos, fotos e até lives nas redes sociais. Tudo isso pode ser enviado ao Ministério da Justiça, inclusive vídeos dos veículos de comunicação que cobriram o ocorrido.

O objetivo destas identificações é punir os responsáveis pelos crimes cometidos.

 

Grupo protesta  em frente a Havan

Cerca de 30 pessoas vestindo verde e amarelo se aglomeram na praça pública entre o supermercado Bistek e a loja da Havan, no bairro Fazenda, no final da tarde de segunda-feira. Os manifestantes também estavam enrolados em bandeiras do Brasil.

Paulo Souza, do Canal Hipócritas, de Itajaí, divulgou o protesto em suas redes sociais. “Nós não vamos parar. Eu quero convocar você que é da cidade de Itajaí e região",  disse Paulo, avisando que os manifestantes saíram em carreatas pelas ruas de Itajaí. Uma em direção à Marinha do Brasil e outra ao posto Santa Rosa.

O Canal Hipócritas é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes  contra a democracia. Um dos donos do canal é considerado foragido da justiça.

A PM de Itajaí soube da manifestação à noite. Segundo a PM, a lei permite manifestações pacíficas.

Greve de caminhoneiros fica só na ameaça

Após os bloqueios de estradas e os ataques terroristas em Brasília, grupos bolsonaristas anunciavam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp uma paralisação geral para segunda-feira. O DIARINHO conversou com alguns caminhoneiros autônomos e, segundo eles, nada foi divulgado nos grupos locais. Eles desconheciam a  organização de greve.

Na internet, foram convocados caminhoneiros, empresários do agronegócio e “patriotas”. Também circularam informações sobre o fechamento de acesso às distribuidoras de combustíveis.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) chegou a fazer um alerta  para o país.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨📦 OPERAÇÃO POLICIAL! Mandados foram cumpridos no bairro Pantanal, em Floripa, contra facção que fornecia ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

A bordo do esporte

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

Balanço positivo

Blog do JC

Balanço positivo



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.