VIRADA DE ANO
Balneário terá 15 minutos de fogos e contagem regressiva na roda-gigante
Celebrações vão agitar as principais praias da região
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Sete cidades da região terão programação pública com atrações musicais para a virada de ano. As programações especiais serão em Balneário Camboriú, Barra Velha, Itapema, Navegantes, Porto Belo, Bombinhas e Balneário Piçarras.
A expectativa do setor turístico é de uma temporada histórica no estado, estimulada por novos atrativos, novos voos e melhorias na infraestrutura.
Por conta de legislações municipais sobre fogos de artifício, a Itajaí não terá festa pública. A lei foi alterada neste mês, mas a queima de fogos na Beira Rio só voltará em 2023. Também não haverá fogos em Penha. A cidade é outra que tem legislação que proíbe fogos barulhentos, assim como em Piçarras e Barra Velha.
BC terá show de fogos inédito e contagem regressiva na roda-gigante
A festa de virada de ano em Balneário Camboriú pretende reunir cerca de 1 milhão de pessoas na praia Central. O evento deste ano será o primeiro com a praia alargada sem as restrições da pandemia, prometendo receber um público recorde.
O show pirotécnico terá 15 minutos de queima de fogos, em oito balsas na orla entre o Pontal Norte e a Barra Sul. A prefeitura contratou um espetáculo inovador, com novas cores e formatos e de brilho mais intenso.
Segundo a Secretaria de Turismo, Balneário tem o segundo maior show pirotécnico do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro no quesito quantidade de fogos e tempo de espetáculo. Com a atração, a cidade ganha repercussão nacional.
Balneário também terá o maior relógio de contagem regressiva do Brasil. As lâmpadas de led instaladas nos estaios e no aro da FG Big Wheel, a roda-gigante de BC, farão a contagem regressiva para anunciar a chegada de 2023.
O show poderá ser visto de vários pontos da orla e das sacadas dos prédios da avenida Atlântica. “No ano passado foi o primeiro Réveillon festivo da roda-gigante, e foi simplesmente fantástico ver uma multidão fazendo a contagem regressiva para brindar a chegada de 2022. A gente acredita que esse ano vai ser ainda mais especial”, conta Fernando Marchiori, gerente geral da FG Big Wheel.
A expectativa é que, assim como no ano passado, milhares de pessoas façam a contagem dos 10 segundos finais de 2022. “Um espetáculo esperado por todos que destaca nossa cidade nacional, e até internacionalmente, por se tratar de uma das maiores queimas de fogos do Brasil”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
Segurança
Para segurança de quem for passar a virada em BC, os Molhes da Barra Sul e do Pontal Norte estarão fechados para o público, assim como a Passarela da Barra que, por segurança, será fechada às 23h45 de sábado, devendo reabrir logo após a queima de fogos.
A BC Trânsito tabém poderá fazer o bloqueio do trecho da avenida Atlântica que vai da rua 3000 até a rua 1001 na noite de 31 de dezembro.
O fechamento será feito pelos agentes de trânsito e se dará de acordo com o aumento do fluxo de pessoas na orla. Outros pontos também podem ser bloqueados conforme a necessidade. A liberação deve ocorrer ainda na madrugada de 1º de janeiro.
Barra Velha
A programação do Réveillon da Magia terá shows a partir das 22h na praia Central, com Manchester Band, grupo Destak do Samba e DJs convidados. Haverá show de fogos em três pontos: molhe da praia Central, Ilha do Grant (Itajuba) e fundos do palco do Festival de Verão (praia Central).
Bombinhas
Já Bombinhas terá show na orla com a banda Samba Beach na praia do centro, junto com a banda Noe Jack, a partir das 22h. A festa não terá fogos de artifícios devido à proibição municipal para sua soltura.
Itapema
A queima de fogos do Réveillon acontece na orla da praia, com quatro balsas posicionadas entre a praia do Centro e a Meia Praia. São previstos 12 minutos de show pirotécnico. O evento é tradicional na cidade, que recebe cerca de 500 mil pessoas durante a temporada de verão.
Navegantes
A celebração do Ano-Novo terá queima de fogos em Navegantes. O show pirotécnico vai acontecer nos dois molhes simultaneamente, no bairro Gravatá e no bairro São Pedro, o Pontal. Segundo a prefeitura, serão 14 minutos de fogos em cada lado da cidade. Não haverá shows durante a virada de ano.
Piçarras
A atração será no molhe da avenida José Temístocles de Macedo, no trecho em frente ao restaurante Tampa.
Porto Belo
Após dois anos sem o evento, a prefeitura de Porto Belo retoma a festa de Réveillon com queima de fogos e shows musicais. A festa da virada será na praia do Baixio, no centro. A programação da noite será animada com show nacional do cantor Neguinho da Beija-Flor. A abertura ficará por conta da banda S/A.
Sábado e domingo de sol e calor na região
O último dia de 2022 e o primeiro de 2023 devem ser de sol na região. Existe chance de chuva de forma bem isolada nas tardes de sábado e domingo. Para a hora da virada de ano, a previsão é de tempo firme. No máximo, pode cair uma chuvinha, mas nada que tire o brilho e purpurina do Réveillon.
A meteorologista Ana Luiza Dors Wilke, da Defesa Civil de Santa Catarina, conta que o sábado será de sol com poucas nuvens no céu. Haverá chance de chuva isolada pelo estado. O calor deve predominar no último dia de 2022. O dia amanhece com temperaturas entre 17 e 20ºC, mas no decorrer do dia os termômetros sobem e o calor fica entre 30 e 35ºC.
Hora da virada
Para a hora da virada, segundo Ana Luiza, não deve chover. Para a maior parte do estado, o céu deve ficar firme para que todos curtam o Réveillon à beira-mar.
O primeiro dia de 2023, domingo, também será de sol pelo estado. Só que no período da tarde o calor e a umidade favorecem as pancadas de chuva. Temporais isolados podem cair em boa parte de Santa Catarina. As temperaturas seguem altas, na casa dos 30 ºC.
Segundo o climatologista Sergey Araújo, na segunda-feira uma nova frente fria se deslocará em direção ao estado, chegando no nosso litoral na terça-feira trazendo chuvas e temporais. Segunda-feira será um dia quente com máximas de 31°C. Já na terça-feira os termômetros caem para 25°C.
A partir de terça-feira, vento das direções sudoeste e sudeste com rajadas fortes de 40 km/h. Nas praias, estará fraco de onda, com tendência de subida a partir da terça.