Canonização
Beata pode ser primeira santa nascida em SC
Albertina Berkenbrock morreu em 1931, aos 12 anos, e ganhou fama de milagreira
Juana Dobro []

A beata catarinense Albertina Berkenbrock, que morreu com 12 anos, pode ser canonizada e se tornar a primeira santa nascida em Santa Catarina. O processo no Vaticano aguarda a comprovação de um milagre atribuído a ela. A menina foi beatificada em 2007 pelo Vaticano.
Para o padre Sérgio Jeremias de Souza, que atua no processo de canonização, os possíveis milagres são bem conhecidos, mas a dificuldade neste momento é que as pessoas enviem provas comprovando a cura por Albertina. Isso porque o número de devotos da beata tem aumentado no Brasil e no mundo. Segundo o sacerdote, dezenas de pessoas se manifestam diariamente em um site dedicado à ela.
Continua depois da publicidade
Albertina Berkenbrock seria a primeira catarinense santificada, já que a Madre Paulina morou em Santa Catarina, mas nasceu na Itália. Para o processo, o Vaticano tem quatro exigências quanto à veracidade de uma graça, até ser considerada milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer imediatamente após a oração), duradouro e perfeito.