FERREIRA 28
Atuneiro da Femepe naufraga; mestre morre
A tripulação foi salva com ajuda de pescador artesanal, mas o mestre não resistiu
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]







O atuneiro Ferreira 28, da Femepe, de Navegantes, afundou no início da manhã desta quinta-feira, na praia de Pântano do Sul, em Florianópolis.
Um pescador artesanal que estava próximo à embarcação percebeu o naufrágio e salvou a tripulação. O mestre da embarcação, de 52 anos, porém, se afogou.
Continua depois da publicidade
Segundo o major Bruno Azevedo Lisbôa, comandante de Operações Aéreas do Batalhão dos Bombeiros, que auxiliou no resgate, havia 20 pescadores no atuneiro. A aeronave Arcanjo fez o resgate do mestre do barco com o equipamento sling.
João foi levado para a praia e foram iniciados os procedimentos de ressuscitação. Foram 40 minutos de tentativas, mas ele não resistiu. As outras vítimas chegaram em segurança à praia.
Continua depois da publicidade
A Marinha do Brasil informou, através de nota oficial, que uma embarcação acompanhou os desdobramentos do acidente, em ação de prevenção de derramamento de óleo do naufrágio. O barco estava saindo para a pesca e há informações de que estava com o tanque cheio de óleo diesel.
Um inquérito administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias, causas e responsabilidades pelo acidente. Até o fechamento desta edição, não foi explicado como e porque o atuneiro naufragou.