A prefeitura de Balneário Camboriú montou uma força-tarefa com diversas secretarias e órgãos municipais para limpar a cidade após as fortes chuvas que atingiram o município. O cronograma de trabalho iniciou ainda na terça-feira e segue em ruas centrais, na orla e nos bairros.
O trabalho é coordenado pela secretaria de Obras. As equipes atuam na limpeza de vias, com varrição, lavação e recolhimento de entulhos e resíduos sólidos, com máquinas, hidrojatos e caminhões ...
O trabalho é coordenado pela secretaria de Obras. As equipes atuam na limpeza de vias, com varrição, lavação e recolhimento de entulhos e resíduos sólidos, com máquinas, hidrojatos e caminhões. A estrada da Rainha, avenida Alvin Bauer e ruas Rui Barbosa, Síria e Israel estão com frentes de trabalho.
A limpeza também aconteceu nos bairros dos Municípios e do Iate Clube, entre os mais atingidos por alagamentos. Estão sendo usados sete caminhões basculantes, cindo hidrojatos, três patrolas e uma máquina carregadeira.
Equipes da empresa Ambiental trabalham na limpeza, varrição e lavação da avenida Atlântica e calçadas da avenida Brasil, além de limpeza na faixa de areia, que recebeu muita sujeira vinda do mar. O trabalho ocorre em outras ruas do centro e depois seguirá para os bairros.
Na região sul da cidade, a força-tarefa tem limpeza na rodovia Interpraias, rio das Ostras e bairro Bandeirantes. Na terça-feira, as equipes atuaram na avenida das Flores e ruas no entorno da Câmara de Vereadores.
Um geólogo da Defesa Civil está fazendo vistoria em pontos afetados com desmoronamentos, como na avenida Panorâmica e estrada da Rainha. O município não tem mais pontos com bloqueios de trânsito ou alagamentos.
A prefeitura mantém pontos para arrecadação de mantimentos, roupas, roupas de cama, toalhas e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos abrigos no CEM Alfredo Domingos e no Centro de Convivência. Até a noite de terça-feira, eram 32 pessoas acolhidas.
Mutirão no rio das Ostras
Um mutirão da Emasa, secretaria do Meio Ambiente, subprefeitura da Região Sul e moradores iniciaram na terça-feira a limpeza de uma parte do rio das Ostras. O trabalho começou no trecho perto da ponte na rua Adaci Santos Gomes, no bairro da Barra. Foram retirados entulhos e troncos que afetaram o fluxo do rio.
A Emasa explicou que esse trecho ainda está assoreado e estará na segunda etapa da obra de limpeza, dragagem e readequação da calha. Segundo a autarquia, o projeto ainda aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) pra ser executado. Na terça-feira, o rio das Ostras saiu da calha e transbordou no trecho em questão, onde houve acúmulo de lixo e represamento da água.