CHUVARADA
Com mais de 50% do território alagado, Penha decreta situação de emergência
Esse é o maior registro de chuva na história da cidade num período de 24h, segundo a prefeitura
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Nas últimas 24h a cidade de Penha registrou 220 milímetros de chuva. A intensidade da chuva atingiu mais da metade das ruas do município, segundo a prefeitura. Quatro famílias ficaram desalojadas e estão no abrigo emergencial montado na Sociedade Amigos de Penha.
O prefeito Aquiles da Costa (MDB) decretou situação de emergência perto do meio-dia desta terça-feira. “Infelizmente nossa cidade, assim como a região, foi abalada intensamente por chuvas acima da média e que causaram danos em praticamente todos. Estamos nos organizando para limpar a cidade assim que a chuva estiar. Um cenário que nunca vimos na cidade”, falou o prefeito.
O Centro de Comando Operacional (CCO) foi instalado. O atendimento nas secretarias e as aulas na rede municipal estão suspensos nesta terça-feira. Os postos de saúde atendem em regime emergencial. Já o PA 24h teve o número de médicos ampliado.
Nas últimas 24h, Penha registrou 206 milímetros de chuva – subindo para 219 no período dos três últimos dias. “Esse é o maior registro de chuva na história da cidade. Nunca chegamos numa escala de 200 milímetros em um período tão curto e que trará prejuízos sem precedentes à cidade e as famílias de todas as localidades de Penha”, falou Aquiles. A Defesa Civil de Penha também monitora a situação da morraria do bairro de São Miguel.