Denúncia
Gestante dá à luz no pátio do Ruth Cardoso
Testemunha contou que a gestante foi mandada para casa; prefeitura nega
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]

Uma gestante deu à luz na terça-feira dentro de um carro no estacionamento do hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. O bebê nasceu ali, e, segundo uma denúncia, logo após ela ser atendida e orientada a retornar para casa, mesmo estando em trabalho de parto.
Uma testemunha que estava no hospital relatou a situação constrangedora e revoltante. “Todos os pacientes que estavam aguardando a consulta presenciaram a cena”, contou. “Desrespeito total com a vida da mãe e do bebê”, completou a denunciante.
A gestante estava com 41 semanas de gestação e chegou à unidade com três dedos de dilatação, quando a médica orientou que ela caminhasse pelos corredores. Cerca de duas horas depois, ao refazer o exame de toque, a plantonista disse que o trabalho de parto havia evoluído pouco e elas deveriam ir para casa e retornar após às 7h, quando aconteceria a troca de plantão.
Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú disse, em nome da direção hospitalar, que a gestante foi avaliada e, por estar em início de trabalho de parto, foi orientada a caminhar no corredor do hospital para ser reavaliada novamente. Por decisão própria, foi até o carro, onde entrou em trabalho de parto, dando à luz e sendo conduzida ao centro obstétrico, onde recebeu o atendimento adequado.