Guaratuba
BR 376 segue interditada e sem previsão de abertura
Concessionária previa desbloqueio nesta terça-feira, mas mantém interdição
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A previsão de liberar nesta terça-feira a BR 376, na serra da Guaratuba, entre o Paraná e Santa Catarina, não se confirmou. A concessionária Arteris Litoral Sul havia informado que o bloqueio no trecho do km 669 permaneceria até terça, a depender das condições o tempo. A empresa não deu nova previsão de reabertura até o fechamento da matéria.
“Uma previsão mais concreta sobre a liberação da via dependerá da redução do volume de chuvas, da melhora do clima e da secagem do solo”, diz o último comunicado da concessionária.
As rotas alternativas para cruzar os estados são pelas BRs 116 e 470. Outra opção é pela BR 277, para acesso ao ferry-boat entre Guaratuba e Matinhos, no litoral paranaense.
Quando as condições de segurança na BR 376 forem atendidas, a empresa deve comunicar a liberação à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em seguida, o órgão coordenará uma operação para o restabelecimento da normalidade no fluxo de veículos. Há bloqueios de segurança nos pedágios de Garuva (SC) e São José dos Pinhais (PR).
O trecho está interditado desde a segunda-feira passada, após o deslizamento de terra que atingiu nove veículos, deixando duas pessoas mortas e fazendo outras 12 vítimas. A empresa trabalha com equipes no local para a recuperação da rodovia.
Na pista norte, seriam refeitos 200 metros das faixas 2 e 3 e outros 130 metros da faixa 1, danificadas pelo deslizamento. Na pista sul, o trabalho era de limpeza da pista e de obras de drenagem. Barreiras de concreto foram colocadas na base da encosta.