A força-tarefa que trabalha na área do deslizamento na BR 376, na Serra de Guaratuba (PR), na divisa entre Paraná e Santa Catarina, chegou a todas as áreas com possibilidade de haver vítimas ou veículos soterrados. Após as buscas dos bombeiros com o auxílio de cães, não foram encontradas novas vítimas ou veículos soterrados.
O corpo de Bombeiros Militar do Paraná encerrou buscas por vítimas. No total foram seis caminhões e três carros de passeio removidos do local. “O prognóstico maior de veículos felizmente ...
O corpo de Bombeiros Militar do Paraná encerrou buscas por vítimas. No total foram seis caminhões e três carros de passeio removidos do local. “O prognóstico maior de veículos felizmente não se concretizou”, informou o boletim de sexta-feira.
A Polícia Científica do Paraná concluiu a busca por pessoas que haviam sido dadas como desaparecidas e poderiam ter relação com o desmoronamento. No total, foram recebidas 22 ligações e 15 pessoas já foram encontradas em outras situações.
O governo do Paraná divulgou que, até o momento, foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no acidente, com duas mortes e seis pessoas resgatadas com vida. Outras seis pessoas conseguiram escapar dos veículos sem precisar de atendimento de emergência.
Na quinta-feira, toda a terra que estava na pista do sentido norte foi retirada. A operação avança com a limpeza na pista sul, em direção à Santa Catarina.
O Corpo de Bombeiros mantém uma equipe atuando com o efetivo e maquinário da concessionária Arteris.
A operação ainda é sensível e os riscos de novos deslizamentos continuam sendo monitorados" - Força-tarefa
Trânsito na serra de Guaratuba continua interditado
O trecho da BR 376 afetado pelo deslizamento permanece com interdição total para o trânsito, sem previsão de ser liberado. Na sexta-feira, houve uma nova reunião do gabinete de crise que discutiu um balanço dos trabalhos.
Foi definido que a Arteris vai informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas. A posição da empresa na sexta-feira é que não havia previsão de liberação, mas o grupo será informado formalmente dos próximos passos.
Segundo a concessionária, equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento. A Arteris ainda informou que foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra na BR 376.
Geólogos da empresa já passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção. A empresa fará patrulha diária na cobertura vegetal da serra.
A equipe da Arteris Litoral Sul mantém os trabalhos na rodovia para a retirada de materiais, fazendo as obras de recuperação, recapeamento da pista e estabilização das estruturas da rodovia.