Todos os veículos que estavam visíveis na área do deslizamento de terra na BR 376, na Serra de Guaratuba (PR), foram retirados pelas equipes de emergência, segundo o boletim do comitê de crise divulgado nesta sexta-feira. No total são seis caminhões e três carros de passeio removidos do local. Não foram achadas novas vítimas.
“O prognóstico maior de veículos felizmente não se concretizou”, informa o boletim. Na quinta-feira, os bombeiros também revisaram a estimativa de desaparecidos para menos de 30 pessoas, após o avanço ...
“O prognóstico maior de veículos felizmente não se concretizou”, informa o boletim. Na quinta-feira, os bombeiros também revisaram a estimativa de desaparecidos para menos de 30 pessoas, após o avanço do trabalho de remoção da terra deslizada.
O governo do Paraná divulgou que, até o momento, foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no incidente, com dois óbitos e seis pessoas resgatadas com vida. Outras seis pessoas conseguiram escapar dos veículos sem precisar de atendimento.
Na quinta-feira, toda a massa de terra que estava na pista do sentido Norte da rodovia foi retirada. A operação seguiu durante à noite e avança nesta sexta-feira com a limpeza na pista Sul, em direção à Santa Catarina, que foi a primeira parte atingida pelo deslizamento.
“Com a condição atmosférica permanecendo favorável, a previsão é de evolução nas buscas. A operação ainda é sensível e os riscos de novos deslizamentos continuam sendo monitorados”, ressalta o boletim.
O Corpo de Bombeiros mantém, desde o início das buscas, uma equipe especializada, com homens e cães, atuando em conjunto com o efetivo e maquinário da concessionária Arteris. Com apoio de autoridades de Santa Catarina, a Polícia Científica do Paraná segue fazendo busca ativa de possíveis vítimas, inclusive em hospitais, a partir das ligações recebidas de familiares e amigos de pessoas que poderiam estar na rodovia no momento do incidente.
Algumas informações coletadas não estão relacionadas ao contexto do deslizamento. Outras, que estavam de passagem pela BR-376, foram localizadas e as famílias foram informadas. A Central de Atendimento atende 24 horas pelo telefone (41) 3361-7242.
Trecho segue interditado; empresa avalia condições de liberação
O trecho da BR 376 afetado pelo deslizamento permanece com interdição total para o trânsito. Na manhã desta sexta-feira, houve uma nova reunião do gabinete de crise que discutiu um balanço dos trabalhos.
Foi definido que a Arteris vai informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas. A posição da empresa no momento é que não há previsão de liberação, mas o grupo será informado formalmente dos próximos passos.
Segundo a concessionária, equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento. A Arteris ainda informou que foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros trechos da BR-376.
Geólogos da empresa já passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção. A empresa fará patrulha diária na cobertura vegetal da serra.