Correnteza, mar agitado e vento forte deixam portos da região fechados
Há 11 navios fundeados na costa esperando atracar; desde sábado somente quatro navios deixaram o complexo portuário
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Terminais estão vazios e navios aguardam em alto-mar aval pra atracar
(foto: João Batista)
A chuva deu uma trégua em Itajaí na quinta-feira, mas as condições de mar agitado e rajadas de ventos fortes mantém o canal de acesso ao complexo portuário fechado para o recebimento de navios que estão fundeados na costa.
De acordo com o diretor de operações da Superintendência do Porto de Itajaí, Ricardo Amorim, o problema também é a correnteza muito forte. O rio Itajaí-açu ainda recebe muita sujeira trazida ...
De acordo com o diretor de operações da Superintendência do Porto de Itajaí, Ricardo Amorim, o problema também é a correnteza muito forte. O rio Itajaí-açu ainda recebe muita sujeira trazida pelas fortes chuvas. Com a situação insegura pra navegação, não houve nenhuma manobra no canal durante o dia.
Já são 11 navios ao largo da costa esperando para atracar, dois deles na APM Terminals e os demais na Portonave. Três dos navios estão fundeados desde sábado, quando o canal foi fechado.
O acesso havia sido reaberto com restrições na terça-feira, mas apenas para a saída de quatro navios que estavam atracados. Desde então, nenhuma embarcação foi recebida pelos portos.
A previsão do tempo aponta para uma melhora no clima, com a circulação marítima perdendo força na região. A quinta-feira vai intercalar períodos de sol, mas segue risco de chuva isolada com temporais. A Defesa Civil passou do estado de atenção para o de alerta devido ao grande volume de chuva e a previsão de novos temporais.
Choveu o dobro do previsto
Desde sábado até a manhã de quinta-feira choveu 267 mm em Itajaí, 75% a mais que a média histórica para o mês de novembro, de 151 mm. Os ventos perdem intensidade a partir de sexta-feira, mas são previstas rajadas médias entre 30 e 40 km/h nos próximos dias. Na quarta-feira, o pico foi de 42 km/h à noite.
Nas praias de Itajaí haverá predomínio das ondas de leste, variando de entre 1 e 2 metros, dependendo do pico. Há chance de ressaca pontual. Fora da costa, segue o mar agitado entre 1,5 e 3 metros até o fim de semana. As temperaturas vão aumentar a partir desta sexta-feira, com mínimas entre 20/22°C e máximas entre 27/30°C.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.