BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Ventão volta a trazer conchas para a praia Central de BC
Pontos com concentração de conchas chamaram a atenção dos frequentadores da orla
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O aparecimento de conchas nas areias da praia Central de Balneário Camboriú ficou mais intenso nos últimos dias. A ocorrência fica bem visível na maré baixa, quando as conchinhas ficam à mostra antes da faixa de arrebentação das ondas. Na sexta-feira, diversos pontos com concentração de conchas chamaram a atenção dos frequentadores no trecho central da orla, entre a avenida Central até a altura da 3700. Em outros pontos, elas estavam mais espalhadas.
A explicação do fenômeno está ligada às mudanças no clima que afetam a movimentação das correntes marítimas. “Acredito ter mais relação com os ventos que trazem elas para a praia”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi. Ela avalia que as ocorrências devem ser comuns quando em condições de vento e correntes favoráveis.
Continua depois da publicidade
A professora Débora Ortiz Lugli Bernardes, oceanógrafa e pesquisadora do Grupo de Estudo dos Ecossistemas Costeiros da Univali, explica que a chegada das conchas indica uma condição de hidrodinâmica maior no mar. “A gente teve uma entrada de frente fria, que muda a circulação e intensifica um pouco mais, e pode estar relacionada a isso”, avalia.
A frente fria que passou pelo oceano deixou o mar agitado durante a semana, provocando também chuvas isoladas em cidades do litoral. O esperado é a presença de mais ou menos conchas conforme as características das correntes marítimas e as condições do clima. Débora lembra que outros efeitos na praia também estão relacionados à hidrodinâmica, como a formação de “degraus” na areia e a retirada ou acúmulo de sedimentos.
Continua depois da publicidade
Sinal de água mais limpa?
A presença de conchas foi associada por frequentadores à característica de águas mais limpas. Os últimos relatórios atestaram a balneabilidade na praia Central de Balneário em todos os trechos monitorados, mas o aparecimento estaria mais ligado mesmo às mudanças de correntes.
De acordo com a professora Débora Ortiz, para afirmar que a água está mais limpa ou não com as conchas, seria preciso fazer análises para avaliar a condição desta água. Ela observa que, se as conchas estão vindo de uma área mais distante e profunda, elas podem trazer água mais limpa para a praia.
Isso porque, fora da costa, não matéria orgânica da área mais próxima do continente. “Se essa concha vem de uma área um pouco mais profunda, um pouco mais distante da praia onde o pessoal toma banho, então quer dizer que essa água de um pouco mais distante da costa chegou ali nesse ambiente”, avalia.