Itajaí
Nove postinhos ampliam o horário de vacinação contra a paralisia infantil
Unidades vão funcionar das 8h às 21h, a partir de segunda-feira, em Itajaí. BC terá vacinação em escolas particulares
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Na próxima semana, nove postinhos de saúde de Itajaí terão o horário de atendimento estendido para ampliar a cobertura das campanhas de multivacinação e da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). Os polos da Itaipava, Jardim Esperança, Rio Bonito, Fazenda, Crescem, São Vicente, Cidade Nova 2, Santa Regina e São Francisco de Assis atenderão das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.
A multivacinação busca aumentar a cobertura contra doenças imunopreveníveis, que podem ser evitadas com a vacinação. Estarão disponíveis doses das vacinas contra hepatite, febre amarela, tríplice viral, HPV, entre outras. Com a aplicação das doses, será atualizada a caderneta de vacinação, conforme as vacinas que estiveram pendentes. O público alvo são crianças menores de 15 anos.
Continua depois da publicidade
A campanha de vacinação contra a poliomielite quer manter a doença erradicada. A aplicação é para crianças de 1 ano até menores de 5 anos, de forma oral, desde que a criança tenha recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Ao todo, 46% do público-alvo já foi atingido, com 6214 crianças imunizadas até a última quarta-feira. O índice é o menor da região.
No momento da aplicação da dose, é necessária a apresentação pelos pais ou responsáveis da carteira de vacinação e documento de identificação com foto e CPF. Além dos postos com horário estendido, as vacinas seguem disponíveis nas demais unidades de saúde da cidade, conforme o horário de funcionamento de cada uma.
Continua depois da publicidade
Escolas particulares em BC terão vacinação
Em Balneário Camboriú, a prefeitura adotou a estratégia de aplicar as doses nas escolas da rede privada para elevar a taxa de vacinação contra a paralisia infantil. A iniciativa, que estende ação já feita nas creches, começou na quarta-feira, com oito escolas particulares aderindo à campanha.
“Depois de passarmos por todos os Núcleos de Educação Infantis da cidade, percebemos a importância de continuar esse trabalho na rede privada de ensino. Queremos atingir o maior número possível de crianças”, conta a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Ribeiro.
O trabalho nas creches representou 18% do total de vacinados. As campanhas contra a poliomielite e de multivacinação seguem até o dia 30 deste mês. Em Balneário, a cobertura alcançou cerca de 60% das crianças. A meta do ministério da Saúde é que as cidades cheguem ao menos em 95%.
As vacinas estão disponíveis em todos postos da cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto na unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço.
Itapema
Em Itapema, as unidades de saúde Meia Praia II, Centro, Gastão e Taboleiro estarão atendendo das 8h às 16h neste sábado, para as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação
Continua depois da publicidade
Cobertura da vacina contra |
Bombinhas: 100% |
Luiz Alves: 88,92% |
Balneário Piçarras: 83,94% Continua depois da publicidade |
Penha: 75,41% |
Ilhota: 74% |
Porto Belo: 70,75% |
Camboriú: 64,61% |
Balneário Camboriú: 61,57% Continua depois da publicidade |
Itapema: 61,67% |
Navegantes: 54,48% |
Itajaí: 46,14% |