Centro de Itajaí
Paciente morre na rua após ganhar alta do Marieta
Homem deu alguns passos ao lado da esposa e caiu morto na avenida Marcos Konder
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O senhor C.B.O., 54 anos, morreu às 15h40 de quinta-feira, logo após receber alta do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Vítima de câncer em estágio terminal, C. teve alta do hospital, mas passou mal e caiu no estacionamento da farmácia Farmais, na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí.
A esposa, que caminhava ao lado do marido, gritou desesperada por socorro. Populares que passavam em uma das principais avenidas itajaienses socorreram o casal. O homem usava uma bolsa de colostomia, que estava aparentemente inflamada e repleta de secreção.
Continua depois da publicidade
Muito emocionada, a mulher contou que há cerca de um ano foi descoberto o câncer no marido. Desde então, o casal fez várias idas e vindas entre a casa da família, no bairro Cordeiros, e o hospital Marieta.
A última foi no dia 19 de setembro, quando C. passou mal e foi internado. Nesta quinta-feira, por volta do meio-dia, ela recebeu a ligação do hospital Marieta avisando que o paciente recebeu alta.
Continua depois da publicidade
A senhora veio até o centro, saiu com o marido caminhando pela porta da frente, mas sem ler o laudo entregue pela médica. Após dar cerca de 20 passos na avenida, C. passou mal e morreu.
O laudo do hospital informava que o câncer estava em estado avançado, sem possibilidade de cirurgia e com focos de necrose. A esposa lamentou que não foi avisada que o marido estava em estado terminal pela equipe médica do Marieta.
Uma das pessoas que passava pelo local foi a vereadora Aline Aranha (UB). Ela acudiu a senhora e ajudou a acionar o Samu que confirmou a morte. A filha do casal foi avisada de veio até o centro para amparar a mãe.
A Assistência Social de Itajaí foi acionada e, como a família é carente, se comprometeu em ajudar com o funeral. A funerária recolheu o corpo da avenida, e a assistência social providenciará caixão e a gaveta para o sepultamento.
Vereadora leva tema à câmara de vereadores
A vereadora Aline Aranha contou que tinha acabado de sair do Unacon (Unidade de Alta Complexidade Oncológica HMKB) para discutir os problemas relacionados ao atendimento de pacientes com câncer da região da Amfri, quando se deparou com a triste cena.
“A esposa não sabia que ele estava morrendo, e estava desesperada. Se o hospital falou que o estágio era terminal, ela não entendeu. O paciente saiu andando do hospital e infelizmente caiu morto logo ao lado”, narra Aline, que também levou o assunto para a câmara de vereadores.
Continua depois da publicidade
O hospital Marieta informou ao DIARINHO que C. era um paciente oncológico “em cuidados paliativos”. “Ele recebeu alta hospitalar para cuidado e conforto em casa. Estava estável no momento da alta e foi acompanhado pela enfermagem até a saída do hospital”, explicou, em nota, o hospital Marieta.