m aluno da rede estadual de ensino correu todos os riscos possíveis ao andar sobre o telhado da Escola de Educação Básica Paulo Bauer, em Itajaí, na semana passada – o estudante acabou filmado pelos colegas e o vídeo foi vazado para a internet. O perigo, entretanto, era real: o telhado é uma espécie de calha e ele poderia ter caído sobre um corredor ou sala da unidade de ensino.
Continua depois da publicidade
O rapaz passa cerca de três minutos do vídeo sobre o telhado, enquanto colegas pedem para ele descer do local ou alertam para o perigo que corre e dão risada da cena. “Desce daí, mano”, diz um dos estudantes; outros alertam que ele pode cair e se machucar entre risadas.
O estudante alega que está indo retirar um objeto do telhado – não é possível visualizar se uma bola ou um calçado. Ele chega na ponta de um dos telhados da unidade, joga o objeto para baixo, e depois retorna. Em alguns momentos, o menino chega a correr sobre a cunha do corredor de escola e faz graça ao ser filmado.
Continua depois da publicidade
Ao final do percurso, ele passa por cima da estreita cobertura de um corredor para voltar ao telhado da escola. “Só se vive uma vez, mano”, fala outro estudante, rindo, enquanto mais testemunhas batem palmas e dão “parabéns” ao aluno, que alegou estar tudo “bem” ao ser questionado.
A Escola de Educação Básica Paulo Bauer fica na rua Indaial, no bairro São João, em Itajaí. A coordenadoria regional de Educação de Itajaí informou ao DIARINHO que conversou com a gestão da Paulo Bauer e a direção da unidade “tomou as providências cabíveis”, chamando os responsáveis pelo aluno e também o conselho tutelar para atestar a cena.
Para Cleonice Berejuk, coordenadora regional, este foi um “fato isolado”, que não justificaria a instalação de telas de proteção nos corredores.