Tragédia
Mais dois brasileiros perdem a vida na guerra da Ucrânia
Mortes foram confirmadas no fim de semana pelas famílias das vítimas
Juana Dobro []

Os brasileiros Thalita do Valle, de 39 anos, e Douglas Búrigo, de 40, morreram ao serem atingidos por um bombardeio russo na cidade de Kharviv, no último sábado. As informações foram confirmadas pelos familiares das vítimas. Além deles, André Hack Bahi morreu em um confronto em Sieverodonets no dia 5 de junho.
Segundo os combatentes, o bombardeio russo atingiu o bunker da Legião Internacional. Douglas conseguiu fugir do local após o primeiro míssil, mas ao se dar conta de que Thalita havia ficado para trás, voltou para tentar ajudar a colega. Ao retornar, outra bomba matou os dois.
Continua depois da publicidade
Thalita era natural de Riberirão Preto (SP), atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais e sem filhos. Ela tinha experiência em conflitos. Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão Iraquiano e Curdistão Sírio há três anos, conforme informações em seu canal no YouTube. A experiência estava sendo registrada em um livro redigido por Thalita em parceria com um escritor, explica a família.
Já Douglas Búrigo era de Uruguaiana (RS) e ex-militar do Exército brasileiro. Nos últimos anos, passou a morar com os pais em São José dos Ausentes (RS), onde era dono de uma borracharia. Ele deixou o Brasil no dia 24 de maio. No dia seguinte, pisou pela primeira vez no país invadido. O combatente tinha uma filha de 15 anos. O cunhado de Douglas, Carlos dos Reis, diz que a família tentou convencê-lo a não se alistar junto às tropas ucranianas. “Não adiantou. A ideia dele era ir à Ucrânia para ajudar na reconstrução do país”.
Continua depois da publicidade