A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na terça-feira uma proposta para padronizar a entrada de carregadores dos celulares no Brasil. Com base em um projeto da União Europeia, a agência brasileira pretende exigir a porta USB tipo C como padrão para todos os conectores de celular e carregador no país.
A proposta de ato normativo da Anatel está em consulta pública, o que significa que ainda não está valendo. No site da agência, a minuta de ato normativo receberá contribuições da sociedade ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A proposta de ato normativo da Anatel está em consulta pública, o que significa que ainda não está valendo. No site da agência, a minuta de ato normativo receberá contribuições da sociedade até 26 de agosto.
De acordo com comunicado da Anatel, a entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”.
A agência argumentou que esse tipo de porta já tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente. Em resposta, Fabio Fernandes, diretor de comunicação do Consumer Choice Center disse que um carregador comum imposto pela Anatel, seguindo o modelo da UE, prejudica a inovação, restringe a concorrência e acaba prejudicando os consumidores.
“Nós, do Consumer Choice Center, compartilhamos da visão da Anatel de tornar a vida dos consumidores mais conveniente e próspera. No entanto, a obrigação de adotar um carregador universal irá infligir custos adicionais às empresas de tecnologia durante o período de transição. No final, quem vai pagar a conta será o consumidor”, disse Fernandes.
Além de citar os planos da União Europeia, o comunicado da Anatel menciona uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão. No comunicado, a agência afirmou que a área técnica avaliou o tema e recomendou adotar uma abordagem semelhante à da Europa.