Cultura e História
Espetáculo “Contestados” circula por escolas de Itajaí
Projeto contempla apresentações do espetáculo da Cia Mútua seguidas de bate-papo, mais quatro mediações e uma palestra sobre a Guerra do Contestado
Juana Dobro []




Quatro escolas da cidade de Itajaí receberão o espetáculo Contestados, da Cia Mútua, nos dias 24, 25, 26 e 27 de maio. Cada unidade de ensino receberá uma sessão do espetáculo seguida de bate-papo, bem como uma ação de mediação teatral que vai rolar alguns dias antes da peça ocorrer na escola, com o objetivo de preparar os estudantes para receber a obra artística. A programação gratuita e com acessibilidade em libras em uma das sessões foi aprovada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e ainda prevê uma palestra voltada para estudantes e professores de história com o pesquisador convidado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Pinheiro Machado.
O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A peça utiliza a técnica da figura plana para contar uma história genuinamente catarinense.
Em cena, duas atrizes utilizam 100 quilos de terra crua que, espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. A sonoplastia, também original, tem base nos instrumentos e melodias caboclas.
Para fechar a agenda do projeto, no dia 27 de maio, será realizada a palestra “O Contestado na Sala de Aula”, a qual tem o propósito de analisar as dificuldades de comunicação entre a produção acadêmica e o ensino do movimento social do Contestado em sala, visto a identificação da necessidade de construção de mediações, de combate a preconceitos, de afirmação de valores positivos de trajetórias populares. O ministrante desta atividade será o prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado, titular do Departamento de História da UFSC, autor de vários livros sobre a Guerra do Contestado, líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC.
Além das apresentações, haverá um momento de mediação teatral, um encontro de arte educadoras com os estudantes, oportunizando experiências sensíveis e diálogos acerca da obra.
Programação
16 de Maio
14h - Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes | Bairro Dom Bosco
Mediação teatral
17 de Maio
9h - Escola Monsenhor | Bairro Itaipava
14h - Escola Básica Aníbal Cesar | Bairro São Vicente
Mediação teatral
24 de Maio
14h - Escola Básica Aníbal Cesar – Bairro São Vicente
Espetáculo + bate-papo
25 de Maio + acessibilidade
8h - EEB Nilton Kucker | Bairro Vila Operária
Mediação teatral + espetáculo + bate-papo
*Apresentação com acessibilidade em libras
26 de Maio
9h - EEB Monsenhor Vendelino Hobold | Bairro Itaipava
Espetáculo + bate-papo
27 de Maio
14h – Escola Básica Maria Dutra Gomes | Dom Bosco
Espetáculo + bate-papo
Palestra com professor convidado:
19h - Univali