Casos de racismo
OAB reativa comissão de igualdade racial em Itajaí
Caso também repercutiu no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, o Conegi
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]



Após uma menina negra de seis anos ser alvo de injúria racial em Itajaí, a OAB local reativou a Comissão de Igualdade Racial - o caso também gerou discussão interna no Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi).
A formação da comissão interna da OAB já era debatida pela nova presidente, Ana Paula Colzani, mas ganhou impulso após a menina ser xingada por uma vizinha, no dia 7 de maio, no bairro São Vicente.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira, os membros foram nomeados pela presidente Ana Paula, na presença da advogada Larissa Vecchi, a coordenadora geral das comissões temáticas da OAB subseção de Itajaí.
A advogada Márcia Guimarães foi nomeada presidente, Flavia Oliveira Santos, vice-presidente, Leidiane dos Santos é secretária e João Santos secretário-adjunto da Comissão de Igualdade Racial.
Continua depois da publicidade
Vizinha criminosa
A menina foi chamada de “preta feia do c...” . Segundo a mãe da vítima, a agressora ainda estimularia os próprios filhos a agredirem a pequena. A mãe chamou a polícia na ocasião e também gravou um vídeo denunciando a situação. “Afastei minha filha das brincadeiras com essa criança e do contato com essa mãe. Mas minha menina não quer mais nem sair para brincar. Estou indignada”, explica ela, que buscou também um psicólogo na rede pública de saúde, pois a pequena chegou a perguntar se seria uma “menina feia” por ter nascido negra.