Itajaí
Queda de energia gera lotação e atraso no CIS
Prefeitura confirmou falta de gerador no novo espaço, mas afirmou que está em busca do equipamento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Nessa segunda-feira, uma nova queda de energia fez com que a Vila da Saúde, do Centro Integrado de Saúde (CIS), registrasse atrasos e ficasse lotada. A luz acabou por volta das 9h e, como não há gerador no local, formou-se fila de pessoas esperando atendimento.
Por volta das 10h30, quando a energia foi restabelecida, havia apenas um contêiner com dois profissionais de saúde fazendo testagem, o que irritou quem esperava. Uma paciente, que não quis se identificar, estava indignada. “Fazem uma baita propaganda dessa Vila da Saúde para ter apenas duas pessoas atendendo na testagem?”, questionou.
O DIARINHO ainda recebeu relatos de que profissionais de uma divisão da secretaria de Saúde tiveram um surto de covid-19 e que esses servidores teriam passado na frente na fila da testagem.
A secretaria de Saúde alegou que possui três equipes de testagem, compostas por enfermeiros e técnicos, e dois locais para atendimento à população que necessita fazer o teste de covid-19 no CIS. O Centro conta com gerador de energia, porém a Vila da Saúde, novo espaço de atendimento instalado neste mês, ainda não possui o equipamento. Um gerador já está sendo providenciado para o local.
Em relação à fila para testagem, a secretaria esclarece que não procede a denúncia e que desconhece que pessoas estejam passando à frente. "Todos os pacientes seguem os mesmos trâmites e realizam o teste por ordem de chegada", finalizou, em nota, a prefeitura.