Santa Catarina
Já há atraso na entrega de vacinas para as crianças
Secretaria de Saúde planeja distribuição de doses da vacina contra a covid em até 24 horas do recebimento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina espera receber 39,8 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nesta sexta-feira. Devido a uma reprogramação do Ministério da Saúde, o voo que traria a primeira remessa trouxe imunizantes contra a febre amarela e diluentes. O Estado aguarda uma nova previsão de chegada no início da tarde.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou a movimentação no Aeroporto Internacional de Florianópolis e afirmou que as doses serão distribuídas para todos municípios em até 24 horas após o recebimento. A programação de distribuição de vacinas para os municípios está prevista para ocorrer no sábado, a partir das 7h.
Continua depois da publicidade
A expectativa era de que o primeiro lote com os imunizantes para o público alvo chegaria no voo LA-3228, da Latam, que pousou no terminal às 8h16. No entanto, a companhia aérea informou que houve uma mudança na programação dos embarques coordenada pelo operador logístico em Guarulhos.
A Latam também informou que o Ministério da Saúde só liberou as doses para a companhia aérea no início da manhã. O cronograma deve ser atualizado, mas o ministério informou que todos os estados devem receber as vacinas ainda nesta sexta.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, na aeronave estava a carga com vacinas para proteção contra a febre amarela e diluentes.
Vacinação para as crianças
Em 5 de dezembro, o governo federal divulgou as regras para a vacinação: ela ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; e com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.
No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800 crianças.
Itajaí
Em Itajaí, a prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica vai fazer nesta sexta reuniões com os vacinadores para repassar informações técnicas e planejar o início da vacinação, que também depende da entrega de doses para começar.
A aplicação será feita nas 30 unidades básicas de saúde da cidade, conforme o horário de cada uma. Será exigida a presença dos pais e documento de identificação de crianças.
Continua depois da publicidade