Aeroporto de Navegantes
Latam nega embarque de passageiro acamado
Apesar de comprar passagem especial, paciente foi impedido de embarcar
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um passageiro acamado e sua irmã passaram por maus momentos, na quarta-feira, no aeroporto de Navegantes, ao terem embarque negado para voo com destino à Paraíba. Segundo a família, o motivo foi o mau atendimento e despreparo por parte da Latam.
O passageiro, de 39 anos e com alta hospitalar do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, foi levado para o saguão do aeroporto horas antes do embarque, previsto para quarta-feira, às 19h25, num voo com escalas e destino ao nordeste.
Continua depois da publicidade
Maria da Guia Silva Santos, a irmã, veio da cidade de Lucena, na Paraíba, para cuidar do irmão no Marieta. Ele teve um AVC hemorrágico e está com um lado do corpo paralisado. Ficou várias semanas internado até receber alta. A irmã decidiu levá-lo para a Paraíba, e cuidar dele na cidade de origem.
Quarta-feira, entretanto, a Latam alegou que não poderia embarcá-lo por falta de estrutura – mesmo a família tendo comprado passagem especial, para acomodá-lo da melhor forma. Ele chegou no terminal num leito, tinha cadeira de rodas à disposição, mas o atendimento recebeu críticas da irmã.
Continua depois da publicidade
“Eles agiram com preguiça desde o início”, disse ao DIARINHO. “Disseram não ter condições de transportá-lo, eu não entendi direito o que alegaram”, observou. Maria e o seu irmão foram encaminhados temporariamente para um hotel, em Navegantes, custeado pela Latam, enquanto a empresa decide se o paciente entrará ou não num próximo voo.
“Eles me deram 48 horas para emitir uma posição se poderemos embarcar ou não. Estou no limite, cansada, e meu irmão também, pois precisaria embarcar o quanto antes”, conta Maria da Guia. O prazo termina essa semana, e não houve mais contato por parte da empresa, segundo a irmã. Ela assegura já ter contatado um advogado na Paraíba para receber orientação sobre a possibilidade de garantir o embarque sob ordem judicial.
O DIARINHO tentou contato com os fones da Latam em Navegantes, mas sem sucesso. A reportagem encaminhou um questionamento sobre o caso a a um serviço de atendimento da empresa aérea por meio de sua página na internet e não teve retorno até o fechamento desta edição.