VERÃO
Gravatá já sofre com a falta de água
Moradores estão sem água pra lavar roupa, louça ou tomar banho
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A chegada da estação mais quente do ano trouxe muita dor de cabeça para os moradores do bairro Gravatá, em Navegantes. Desde o final de semana de Natal, a comunidade vem sofrendo com a falta de água na rede.
“Estamos desde segunda-feira sem poder lavar roupa. Temos que comprar água para consumir. Liguei na Sesan, mas não há previsão de normalizar. Alegam que, talvez, à noite, venha um pouco de água”, diz um morador que enfrenta o problema com quatro familiares em casa.
Continua depois da publicidade
Ele alega que toda a temporada de verão é o mesmo drama. No entanto, nenhuma medida preventiva é tomada para evitar a falta de água. “Isso deveria ser pensado antecipadamente pelos órgãos”, reclama.
O diagramador Carlos Guilherme enfrenta o problema da falta de água todos os anos. “O problema se repete, principalmente no final de ano, quando aumenta a quantidade de usuários na região”, lamenta.
Continua depois da publicidade
Carlos entrou em contato pelo canal de WhatsApp da Sesan, que informou que a água retornaria na noite de terça – o que não aconteceu. “Nas proximidades da avenida Ivo Silveira, simplesmente, não tem água desde o último final de semana. Até quando os contribuintes terão que conviver com essa falta de respeito?”, questiona.
A reclamação dos moradores é compartilhada por dezenas de pessoas nas redes sociais da prefeitura de Navegantes. “Atenção, Sesan: quatro dias sem água aqui no final do Gravatá!!!! Nem de madrugada chega água da rua”, reclamou, nas redes sociais, Pri Furuuchi.
Roselia Zimmermann confirma que desde o dia 24 de dezembro não recebe uma gota d’água nas torneiras. “Planejamento não existe na Sesan. Cadê os governantes? Se calam para este problema? Todo dia uma nova desculpa da incompetência”, criticou.
Consumo bombando
Segundo o Semasa, que revende água ao município vizinho, a captação e distribuição de água em Navegantes está normal. A autarquia diz que os reservatórios de Itajaí estão operando em plena capacidade, com exceção do Morro da Cruz que está um pouco abaixo da média. “Não temos gerência sobre a distribuição de água em Navegantes. Mas o que se percebe é que pode estar havendo um consumo excepcional, que foge ao dimensionamento da rede de distribuição”, opina Victor Silvestre, diretor do Semasa.
Já a Sesan alega que está fornecendo a capacidade máxima possível, mas que há um excesso de consumo. “A demanda de consumo varia com dia, horário e temperatura, com expectativa de melhoria na produção a partir de quarta-feira. Estamos medindo e adaptando a produção das bombas hora a hora, extraindo o máximo possível”, explica a nota da Sesan.
A autarquia foi questionada se a falta de reservatóriod adequadod de água, para atender o aumento da população de Navegantes na temporada de verão, estariam causando a falta de água. No entanto, não houve resposta sobre o assunto.
Continua depois da publicidade