Tragédia no nordeste
Baiana que vive em Itajaí relata drama das enchentes
Elizete pede apoio e está preocupada com seus pais atingidos pelas cheias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






Uma baiana que vive em Itajaí há 15 anos pede o auxílio da comunidade num dos momentos mais difíceis da história do seu estado natal. Elizete Pereira Costa mora há 15 anos em Itajaí, e está fazendo uma campanha nas redes sociais para pedir apoio a Itajuípe, na Bahia, uma das mais de 50 cidades assoladas pelas fortes chuvas naquele estado – já são mais de 20 mortes.
“Sou muito grata a Itajaí por ter sido bem acolhida. Mas venho pedir socorro para minha cidade por causa da enchente. Não posso tirar meus pais de Itajuípe, e estou sofrendo”, explicou à reportagem do DIARINHO. A baiana, que é auxiliar de produção, destacou ainda que seus pais estão seguros agora, porque ela conseguiu contato com uma ex-patroa que mora na cidade, e aí os tirou do abrigo e os levou para o apartamento dela. Itajuípe foi profundamente assolada – há famílias desalojadas e o município ficou dias sem o abastecimento de água, restabelecido no início desta semana.
Continua depois da publicidade
Segundo Elizete, o prefeito da cidade, Marcone Amaral (PSD), preferiu intermediar as doações em dinheiro para a comunidade com o apoio o Rotary Clube, que liberou uma chave pix para as doações – 73 981 923 333.
Movimentos voluntários estão se mobilizando em todo o Brasil para ajudar as milhares de pessoas desabrigadas que tiveram moradia comprometida pelas enchentes. A ação social SOS Bahia já enviou 15 toneladas de alimentos às vítimas desde o início da campanha, que começou há 10 dias.
Continua depois da publicidade
Até o momento, são pelo menos 72 municípios atingidos pelo temporal. Há 58 em crise devido às enchentes. Mais de 430 mil pessoas foram afetadas. São considerados 16 mil desabrigados, 19.580 desalojados, 20 mortos e dois desaparecidos. Só Itajuí, cidade com 21 mil habitantes, está com 700 famílias desabrigadas.
Outra forma de auxílio – desta vez regional - pode ser através de doação financeira para o Instituto Do Bem, no Banco do Brasil. A agência é 2799-5 e a conta 33713-7. A doação também pode ser feita por PIX, pela chave 35.759.019/0001-09.
O governo do Estado da Bahia também abriu conta bancária para recebimento de doações em dinheiro. Os recursos serão utilizados para compra de itens básicos, como geladeiras e fogões. A conta do Banco do Brasil tem como número de agência 3832-6 (setor público) e conta número 993.602-5, identificada como BA Estado Solidário. Para depósitos via PIX, o número é o da superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado: 13.420.302/0001-60.