Calorão no Réveillon
Virada do ano deve ter tempo seco e sol intenso
Réveillon será de tempo firme e temperaturas bastante elevadas, segundo o Climatempo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



O final de ano desde o dia de Natal até o primeiro dia de 2022 deverá ter muito calor e pouca chuva. É o que indicam as previsões meteorológicos para a maior parte do sul do Brasil. Segundo o site Climatempo, haverá vento, principalmente no oeste gaúcho, mas o tempo segue firme.
Continua depois da publicidade
Há uma pequena chance de chuva, entre 20 e 40%, apenas no litoral paranaense. Nas três capitais, ou seja, incluindo Floripa e o litoral catarinense, a virada do ano será com tempo firme e temperaturas bastante elevadas. O destaque será o calor intenso. Pelo interior, cidades catarinenses, por exemplo, tendem a passar dos 40°C.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, a previsão para este domingo é de mínima de 19º e máxima de 30º, com ventos de nordeste a 12 km/h e sol forte das 5h20 até 19h10. O sol aparece entre nuvens pela manhã, à tarde pode ocorrer uma garoinha, e à noite também.
Para os próximos 15 dias, a previsão para Itajaí fica em 18º (mínima) e 29° (máxima), em média, com sol também pela manhã e à tarde, sem previsão de chuvas nas próximas duas semanas. Essa média também serve para Penha, nos próximos 15 dias, embora a mínima para o Beto Carrero seja um pouco mais alta, de 20º.
Os números batem com a previsão local, elaborada por Sergey Alex de Araújo, do laboratório de Climatologia da Univali, ouvido pelo DIARINHO. Segundo ele, para a virada (sexta-feira) e sábado (dia 1º) haverá, por enquanto, bons períodos de sol na sexta, e no sábado a presença maior das nuvens. À noite o tempo terá mais nuvens e chance de pancada de chuva, mas a princípio de forma fraca. “Isso se deve ao calor teremos máximas acima de 30° C tanto para sexta e sábado”, adianta ele. Para essa semana, ainda segundo Sergey, bons períodos de sol com chance de pancadas de pancadas à noite ou madrugada por causa do calor. Na maioria dos dias às máximas ficarão acima de 30° C.
Chuva na costa norte
Continua depois da publicidade
O fim de ano, ainda de acordo com os meteorologistas do Climatempo, vai ser marcado por vários sistemas meteorológicos responsáveis por provocar chuva em algumas partes do Brasil. Além da zona de convergência intertropical, que vai aumentar a chance de chuva na costa norte do país, um grande corredor de umidade também vai elevar as condições para chuva durante a virada em muitas regiões.
Em relação às temperaturas, a tendência é de que a maior parte do Brasil siga com ar abafado neste período entre o final de 2021 e o comecinho de 2022. Quanto à precipitação, a previsão é de que uma grande porção do Brasil tenha chuva durante a virada de ano para 2022. Mesmo assim, a região sul não será atingida.