Alíquota menor
Navegantes reduz imposto para setores estratégicos
Negócios de logística, tecnologia, turismo e atividades administrativas vão pagar 2% de ISS
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A lei que irá reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) para quatro grandes segmentos econômicos de Navegantes foi sancionada na última sexta-feira. A nova legislação busca atrair mais empresas e diversificar a matriz econômica da cidade.
A Lei Complementar nº 375/2021 irá reduzir o ISS para diversos itens de serviços das áreas de logística, tecnologia, turismo e atividades administrativas em geral. A alíquota para esses segmentos, que anteriormente eram, em média, de 5%, agora passarão para 2%.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, o projeto foi construído partindo de uma demanda da Associação Empresarial de Navegantes (Acin).
A partir disso, o município realizou um estudo sobre a economia da cidade para eleger os setores estratégicos para o futuro. “Nesse levantamento, ficou constatada a necessidade de incentivar o setor de serviços, onde se destaca toda a atividade logística, ligada às cadeias portuária e aeroportuária, bem como turismo e tecnologia”, conta o chefe da pasta.
Também estão contemplados serviços como programação, suporte técnico em informática, confecção e manutenção de páginas eletrônicas, hotéis, agências de turismo, contabilidade, assessoria econômica e financeira, entre outros.
O objetivo do município é criar o ambiente propício para atrair startups que coloquem Navegantes na vanguarda a partir da instalação do 5G, que deve ocorrer nos próximos anos em todo o estado.