FOCO NA QUALIDADE
Unimed Litoral lança o ‘robô Laura’ para facilitar triagem e atendimento na plataforma digital
Programa Verão + Seguro engloba o Pronto-Atendimento Digital, ampliação dos quadros clínicos e criação de plantões de especialidades
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A Unimed Litoral se reestrutura para garantir qualidade no atendimento durante a alta demanda da temporada de verão. O Programa Verão + Seguro engloba a criação do Pronto-Atendimento Digital, ampliação dos quadros clínicos, criação de plantões de especialidades em algumas unidades da Unimed e aumento na disponibilização de ambulâncias para atendimentos de emergência. O objetivo é diminuir a lotação dos pronto-atendimentos e monitorar os pacientes por meio da assistente virtual “Robô Laura”. O serviço pode ser conectado 24 horas por dia pelo Atendimento Online [https://site.unimedlitoral.com.br/ padigital/] , disponível para acesso também no celular.
“A temporada de verão está chegando com a perspectiva de recebermos mais de um milhão de pessoas na região. Diante disso, estamos nos estruturando da melhor forma possível para prestarmos um bom atendimento”, explica o presidente da Unimed Litoral, Umberto João d’Ávila.
Continua depois da publicidade
O grande diferencial a partir desta temporada é o PA Digital. Por meio desse serviço os usuários dos planos de saúde Unimed têm a possibilidade de avaliar os sintomas na triagem virtual e receber orientações sem sair de casa. A partir das informações relatadas à plataforma, será gerado um resultado e uma orientação que pode ser seguida de atendimento humano.
“Esse atendimento digital é uma prática que tem funcionado muito bem em todo o mundo, evitando muitas vezes idas e vindas desnecessárias aos consultórios médicos, esclarecendo e tirando dúvidas. E certamente vai funcionar muito bem na nossa região”, destaca o presidente.
Continua depois da publicidade
No Hospital da Unimed de Balneário Camboriú o Pronto-Atendimento está operando agora com 25 médicos pelo período ininterrupto de 24 horas, sendo 13 no PA adulto e 12 no PA infantil. O número de ambulâncias SOS 24h também foi ampliado, o atendimento do plantão de cardiologia é todos os dias das 7h às 19h, e o plantão de ortopedia, das 8h às 22h [em ambos os casos, há sobreaviso nos outros horários]. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dispõe diariamente de oito médicos, e a Clínica Médica [hospitalista], de mais oito médicos. “O objetivo é garantir um melhor atendimento em um momento no qual teremos um grande aumento na demanda”, arremata d’Ávila.
Núcleos
A Unimed Litoral também implementou núcleos de atendimento em vários municípios da região. Em Itapema, por exemplo, entre as inovações estão o atendimento com consultas e de ambulâncias, que até então não existiam. “Montamos uma clínica na cidade [que vem se destacando como um dos principais destinos turísticos do estado] e aumentamos o número de médicos plantonistas nos pronto-socorros pediátrico e adulto”, acrescenta d’Ávila. A unidade funciona diariamente das 8h às 20h.
O Núcleo de Atendimento Navegantes também está operando com consultórios médicos, diariamente, das 7h às 21h e, o da Praia Brava, das 8h às 22h. O Núcleo de Atendimento de Diagnóstico por Imagem de Itajaí está trabalhando com agendamento por whatsapp [(47) 3341 4444] para os exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, Raio-X, mamografia e densitometria.
Isso tudo além da já conhecida estrutura da cooperativa de saúde na região, que é a maior estrutura de saúde privada para atender as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.
Redes municipais de Saúde operam em sistema de plantão
Os usuários do Sistema Único de Saúde não ficarão sem atendimento no fim de ano. Em Itajaí, além do pronto-socorro do Hospital Marieta, estarão operando em regime de plantão as unidades de pronto-atendimento (UPAs) do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú estarão operando com plantão 24h a UPA do bairro das Nações e o Pronto-Atendimento (PA) da Barra, além do pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso. Atendimentos emergenciais pré-hospitalares e de baixa complexidade também serão feitos em um hospital de campanha montado na orla, entre as ruas 1400 e 1500.
A unidade vai operar até o final da temporada de verão em um centro de operações que reúne saúde, inclusão social e forças de segurança. A equipe de saúde do hospital de campanha vai contar com enfermeiros, técnicos, motoristas de ambulância e médicos, dependendo da demanda e do dia da semana. “Na noite da virada estaremos operando com equipe completa”, destaca a secretária de Saúde de BC, Leila Crocomo.
Em Navegantes as unidades básicas de saúde dos bairros Gravatá e Machados funcionam das 7h às 19h nos dias 23 e 30 de dezembro. Nos dias 24 e 31 o funcionamento ficará restrito ao período das 7h às 13h e as unidades ficarão fechadas nos dias 25 e 1º de janeiro. O Centro de Triagem seguirá o mesmo horário de funcionamento. No entanto, o pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes funcionará ininterruptamente.