Ponto para a vacinação
Pela primeira vez, SC tem todas as regiões em azul no mapa de risco para covid
Atualização da Matriz de Risco foi divulgada pelo governador Carlos Moisés nas redes sociais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Vitória para a vacinação do estado de Santa Catarina! Pela primeira vez desde o início da pandemia, todas as 17 regiões de Santa Catarina estão classificadas em nível moderado (azul) para a covid-19, conforme a Matriz de Risco Potencial Regionalizado atualizada pelo governo estadual neste sábado. O novo mapa foi divulgado pelo governador Carlos Moisés da Silva pelas redes sociais no começo da tarde.
O nível azul é o mais baixo na escala adotada pelo governo do Estado para medir as condições de risco para a doença nas regiões catarinenses, representando uma situação moderada quanto ao risco de transmissibilidade da covid.
Continua depois da publicidade
A mudança em relação ao mapa da semana passada ocorreu nas regiões Médio Vale do Itajaí, Xanxerê, Extremo Sul e Grande Florianópolis, que estavam classificadas com risco alto (amarelo) e agora também passaram a figurar como em nível moderado.
Dados devem ser avaliados com cautela
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, o dado é extremamente positivo, mas deve ser visto com cuidado. “A classificação dessa semana precisa ser analisada com cautela. Apesar do cenário altamente favorável de melhora do quadro sanitário, ainda se faz necessário acompanhar as atualizações dos próximos dias para identificar se o quadro se manterá. O ataque que os sistemas do Ministério da Saúde sofreram na última sexta feira podem ter impactado na atualização das notificações, hospitalizações e óbitos, bem como na da vacinação, influenciando ainda que de forma reduzida na avaliação da matriz de risco. Estamos em contato com o Ministério da Saúde, acompanhando os esforços que as equipes vêm fazendo para retorno dos sistemas”, explica.
O principal objetivo da matriz de risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.
Continua depois da publicidade