Sem brilho
Navegantes e Piçarras com pouca decoração de Natal
Um dos municípios tomou calote e está sem enfeites. Outro notificou empresa pelo fraco desempenho da decoração
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





A decoração natalina de Navegantes deixou a desejar. Essa é a opinião do servidor público Fabiano D’Ávila Vieira, morador do centro da cidade, que fez questão de fotografar a iluminação, instalada pela prefeitura em vários pontos da cidade, e encaminhou a reclamação ao DIARINHO. Nas imagens, decorações em diâmetro muito pequeno e que quase não aparecem; pinheiros natalinos com pouca iluminação; arcos com meia iluminação, e outra metade já apagada ou queimada, bolas natalinas que não acendem e falhas na iluminação do coreto ao lado da prefeitura.
“Olha, se era para fazer mal feito, que nem fizessem”, opina o morador. “Acho que trocaram a empresa da iluminação, licitaram outra, mas fica evidente que ela não tinha capacidade de instalar elementos decorativos mais expressivos”, destacou o servidor, informando que deu vergonha de mostrar o atrativo para uma irmã sua, de Minas Gerais, que está em visita à cidade. “Luzes fracas, pequenas, mal iluminadas; umas acendem, outras não, mas é nosso dinheiro público investido nelas”, pontua.
Continua depois da publicidade
Fabiano ainda frisou que, como trabalha em Itajaí, passa diante da decoração instalada na cidade vizinha, e assegura que não há comparativo. “Itajaí está uma beleza, e Navegantes é isso que estamos vendo”. Fabiano fez fotos da avenida João Sacavém, uma das principais vias comerciais da cidade, e ainda da praça da praia, proximidades da Prefeitura e outros pontos. Apesar das críticas à decoração, o morador gostou da decisão do governo local de cancelar festas e carnaval, em decorrência de nova variante da covid-19.
Prefeitura admite falhas
Continua depois da publicidade
O secretário de Turismo de Navegantes, Luciano Lufer, destacou ao DIARINHO que a reclamação do morador é procedente, e a empresa responsável foi notificada. “A empresa que ganhou a licitação está com dificuldades em entregar nosso material”, revelou o secretário. “Algumas peças vieram erradas, outras estavam apagadas, mas, ontem, a empresa passou relatório à Prefeitura, indicando que fez um pente fino a fim de colocar todo o material em ordem”, observou. A pasta, agora, aguarda a conclusão do projeto.
Piçarras sem ‘jingle bells’
Enquanto em Navegantes a crítica é pela estrutura supostamente limitada da decoração, em Balneário Piçarras o problema é outro: a Prefeitura confirmou que a cidade não terá a tradicional decoração natalina em 2021 porque tomou um calote da empresa vencedora da licitação. Segundo o secretário de Turismo Lúcio Lávio Dalfovo, a empresa não cumpriu prazos de entrega e desapareceu, deixando o Executivo sem tempo hábil para regularizar outra fornecedora de material natalino.
Lávio destacou que, após uma investigação, descobriu-se que a empresa Adalberto Ramos da Rosa Neto – Eireli, do Paraná, já havia tido problemas em outras cidades. O secretário viajou à sede da empresa, em São José dos Pinhais, mas não encontrou os responsáveis. Nesta semana, a Prefeitura foi comunicada pela empresa, por e-mail, que de fato, terá de suspender a decoração natalina.
A secretaria de Turismo informou que a instalação da decoração teria de ser iniciada em 26 de novembro, e a Prefeitura, agora, estuda uma decoração simbólica, a ser instalada em frente ao paço municipal, gastando dentro dos limites orçamentários que não exigem nova licitação. A procuradoria jurídica municipal promete acionar a empresa desistente na Justiça.