Risco de covid
Quase tudo azul em Santa Catarina
São 12 regiões com risco moderado e cinco com risco alto
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O mapa da Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgado no sábado mostra que está quase tudo azul para a covid-19 em Santa Catarina. São 12 regiões no nível moderado (azul) e cinco no nível alto (amarelo).
Essa foi o oitavo boletim sem nenhuma região do estado classificada nos níveis de risco grave (laranja) ou gravíssimo (vermelho). A última vez que houve uma região no nível grave foi no dia 1º de outubro e no nível gravíssimo no dia 11 de setembro. De lá para cá houve avanço na vacinação que, alinhado a uma menor taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto com pacientes diagnosticados com covid-19, mantém a tendência de redução da gravidade da pandemia em todas as regiões do estado.
Continua depois da publicidade
Estão na cor azul do mapa as regiões: Carbonífera, Xanxerê, Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Vale do Itapocu.
As últimos regiões a ficarem azul foram a carbonífera e a de Xanxerê. A região carbonífera teve melhora nos indicadores, número de mortes aliada a uma baixa ocupação de leitos de UTI Adulto, e a região de Xanxerê, a partir da redução no número de óbitos aliada a redução da taxa de hospitalizações, por isso entraram na cor azul.
Continua depois da publicidade
Já na cor amarelo se encontram as regiões de do Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste, Extremo Sul e Nordeste. Houve piora nos indicadores das regiões do Alto Vale do Itajaí, a partir da elevação no número de óbitos e casos novos, na região da Grande Florianópolis, a partir da subida nos casos ativos, casos novos e ocupação de leitos de UTI Adulto, e na região Oeste, a partir da elevação de casos novos e ocupação de leitos de UTI Adulto.