Novo complexo
Itapema terá teleférico turístico na orla
Novo projeto de lazer contempla construção de três estações nas praias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Itapema já tem um projeto lançado para a construção de um novo complexo de lazer com teleférico para ampliar os destinos turísticos do município. O equipamento é semelhante ao bondinho já conhecido da vizinha Balneário Camboriú. A proposta contempla a instalação de três estações ligando o Canto da Praia, o mirante do Morro do Encanto e a praia Grossa, e o Museu do Pescador.
O projeto foi elaborado pela empresa Planee Arquitetura e Engenharia, de Balneário Camboriú, e apresentado neste mês à comunidade. O teleférico terá oito cabines, com capacidade para oito passageiros cada. A estrutura entre as três estações somaria mais de 10 mil metros quadrados de área construída.
Continua depois da publicidade
O investimento previsto é de R$ 65 milhões, a ser bancado pela iniciativa privada. A prefeitura deve iniciar um processo de licitação e conceder a exploração do serviço por 30 anos. A expectativa é que o projeto saia do papel nos próximos dois anos.
A nova atração faz parte de uma série de projetos para revitalização na região histórica do bairro Canto da Praia, incluindo marina na enseada e passarela no costão do morro do Encanto.
Continua depois da publicidade
O projeto de teleférico prevê a primeira estação no Canto da Praia, com temática ligada à parte histórica da cidade e espaço para instalação do Museu do Pescador. A segunda estação seria no mirante do morro do Encanto, que ganharia uma revitalização com novos espaços para contemplação.
Já na praia Grossa, que fica isolada entre o Canto da Praia e a praia da Ilhota, haverá uma estação ecológica com atividades ligadas à preservação ambiental.