A filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL) será oficializada no próximo dia 30 de novembro, às 10h30. O anúncio foi feito na terça-feira, em nota divulgada pela assessoria do partido. Bolsonaro está sem partido desde 2019, quando saiu do PSL, partido que tinha ingressado um ano antes.
O evento de filiação ocorrerá em Brasília, no complexo Brasil 21, região central da capital. Em entrevista a uma rádio da Paraíba, Bolsonaro havia dito que estava tudo "praticamente resolvido" entre ...
O evento de filiação ocorrerá em Brasília, no complexo Brasil 21, região central da capital. Em entrevista a uma rádio da Paraíba, Bolsonaro havia dito que estava tudo "praticamente resolvido" entre ele e Costa Neto.
A filiação de Bolsonaro ao PL deveria ter ocorrido no último dia 22, mas foi adiada por causa de indefinições sobre a composição dos palanques estaduais nas eleições do ano que vem.
A principal demanda de Bolsonaro é garantir uma candidatura própria do partido ao governo de São Paulo. No estado, no entanto, o PL se encaminhava para apoiar a candidatura do atual vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB).
Durante a tarde, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do partido no Senado, esteve no Palácio do Planalto e afirmou, após deixar o local, que o impasse em torno de uma candidatura própria do PL em São Paulo estaria resolvido.
"São Paulo está totalmente encaminhado. Provavelmente a candidatura do ministro Tarcísio [Freitas] a governador", disse. Tarcísio, ministro da Infraestrutura, é o nome de Bolsonaro para o governo paulista.
Continua depois da publicidade
Partido da vice e do Jorginho
Quem também se filiou ao PL nesta semana foi a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr. Ela estava há dois anos sem partido, desde a sua saída do PSL em 2019, logo após Bolsonaro abandonar a sigla.
Continua depois da publicidade
Em SC, o PL tem a liderança do senador Jorginho Mello, pré-candidato ao governo do estado.