SÃO MIGUEL
Esgoto corre a céu aberto e chega até a praia
Vazamento e falta de fossa causam mancha preta escorrendo pelas ruas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uma moradora do bairro São Miguel, em Penha, está denunciando uma série de irregularidades na ligação de esgoto, que escorre a céu aberto pelas ruas e também chega até a praia. Ela conta que, na rua Adolfo Baumgarten, o esgoto das casas forma uma mancha preta pela via, onde as crianças passam e brincam em meio à sujeira.
A reivindicação da moradora é pela implantação do sistema de esgoto no bairro e pela fiscalização contra o despejo clandestino. Segundo ela, um dos vizinhos lança o esgoto diretamente na praia. Já a tubulação da rua não é adequada ou está entupida, causando vazamento, informa a moradora. Sem rede coletora, os imóveis precisam ter fossa-filtro.
Na rua Paulino Atanásio da Costa, que é uma lateral da Adolfo Baumgarten, ela relata que uma obra, que seria de drenagem, ficou inacabada. “Vieram, cavaram e não terminaram de colocar as bocas de lobo para a chuva. Todos os tubos, que colocaram, estão entupidos”, conta.
A implantação do sistema de tratamento de esgoto é uma reivindicação antiga da comunidade. A concessionária Águas de Penha discute com o município a antecipação das metas para rede de esgoto, já que, no contrato, a obra está prevista a partir do 13º ano de concessão. Para a implantação da rede, o contrato precisaria ser aditivado.
“A coleta e o tratamento dos esgotos da Praia de São Miguel demandam uma alteração na ordem dos investimentos do contrato, que está sendo discutida entre Poder Público, Câmara e Concessionária”, informou a empresa. A Águas de Penha alega que aguarda ordem da prefeitura para a implantação do sistema de esgoto sanitário.
Até que o sistema seja implantado, os moradores devem dar destinação adequada ao esgoto através de fossas-filtro dimensionadas adequadamente. “Essa fiscalização das fossas e de esgotos, lançados de forma inadequada, bem como as punições em lei previstas, é feita pelo município”, esclareceu a empresa.
A prefeitura informou que uma equipe da secretaria Municipal de Serviços Urbanos será enviada até o local para analisar a situação.