CAMBORIÚ

Mãe de sete filhos não consegue uma laqueadura

Mulher de 29 anos está na batalha para agendar a laqueadura junto com parto

Saúde diz que solicitação é analisada
 (Foto: Ilustrativa)
Saúde diz que solicitação é analisada (Foto: Ilustrativa)

A dona de casa V.L.B., 29 anos, está prestes a dar à luz ao sétimo filho e vive um drama. Ela deseja fazer o procedimento de laqueadura pelo SUS, para evitar uma nova gravidez, mas não conseguiu ter a autorização para fazer o procedimento durante o parto.

V. teve o primeiro bebê, um menino, aos 17 anos. Desde então, a cada dois anos, em média, ela dá à luz a uma nova criança. A mulher tem filhos de 12 anos, 10, 8, cinco, quatro (esse falecido), dois e está nos últimos dias da sétima gestação.

Continua depois da publicidade

Para evitar uma futura gravidez, V. procurou o posto de saúde do bairro Areias, em Camboriu, e pediu orientação para fazer a laqueadura durante o próximo  parto. “É minha sétima gestação, estou lutando para fazer a laqueadura. Não tenho mais estrutura financeira para tanta criança. Hoje [quinta-feira] tive uma consulta, minha criança está encaixada, minha bebê pode nascer a qualquer momento, e a minha médica não deu esperança que eu faça a laqueadura durante o parto”, narra.

V. contou que já levou a documentação pro procedimento de ligamento de trompas. Ela estava esperando o contato com um obstetra, mas até a última quinta, quando teve mais uma consulta com a médica, não foi dado o aval para o procedimento.

“Quando eu conversei com as enfermeiras a respeito, elas falaram que era difícil, porque eu só tive uma cesariana, e era capaz de eu não conseguir a laqueadura ainda. Ficou por isso mesmo, não me passaram mais nada”, conta.

Segundo a secretaria de Saúde, V. realiza pré-natal no postinho do Areias e já vem discutindo o caso com a equipe médica do local. “A paciente já foi acionada e deve levar seus documentos na data de  19/11/2021 até a unidade para dar seguimento ao processo”, informou a secretaria.

Tanto a laqueadura como a vasectomia são procedimentos que são gratuitos pelo SUS. Só que como V. está grávida, a laqueadura depende da decisão do médico que acompanha a paciente durante o pré-natal.

Segundo a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Joyce de Almeida Cruz, todos os homens e mulheres com idade acima de 25 anos podem solicitar o procedimento no posto de saúde. Já uma pessoa que tem entre 18 e 25 anos, precisa ter pelo menos dois filhos para solicitar o procedimento. “Todas as unidades de saúde do município têm o formulário e estão aptas a passar informações sobre o procedimento de ´planejamento familiar´”, informou Joyce.

Durante a orientação, o enfermeiro repassará ao interessado os documentos que ele precisa apresentar e também o formulário de solicitação do procedimento. “A documentação fica parada por 60 dias, seguindo um prazo legal. Este é o prazo para a pessoa 'pensar' sobre o assunto. Depois do prazo, a gente chama para uma entrevista com a psicóloga e encaminha a solicitação para entrar na fila do sistema. Se a pessoa não é gestante, conforme vai surgindo a vaga, eles vão chamando para realizar o procedimento”, explica.  Já as gestantes, além do formulário e dos documentos, precisam seguir os critérios médicos. Um dos critérios exigido é o de ter duas cesáreas prévias.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.208


TV DIARINHO


♟️O espetáculo “Xeque-Mate” marca a conclusão do percurso formativo dos 25 bailarinos do Corpo de Baile ...



Especiais

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém



Blogs

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Cartografia do Desajuste

VersoLuz

Cartografia do Desajuste

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso

Você já renovou a sua receita médica?

Espaço Saúde

Você já renovou a sua receita médica?



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.