Novembro
Câmara de Penha vai debater racismo estrutural no mês da Consciência Negra
Encontro é organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, e terá ainda homenagem à professora e primeira deputada do Brasil, Antonieta de Barros
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A câmara de Vereadores de Penha promove nesta quarta-feira, dia 17, evento alusivo ao mês da Consciência Negra, com a participação de convidados especiais que falarão sobre a desigualdade racial, combate ao racismo estrutural e inclusão, entre outros assuntos pertinentes ao tema. O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil.
Na ocasião será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher eleita deputada no Brasil – e primeira mulher negra num parlamento brasileiro –, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, por iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, responsável pelo órgão criado no âmbito do Legislativo local para promover os direitos da mulher.
Continua depois da publicidade
Estarão presentes Catarine Nogueira, pedagoga e vereadora em Santo Amaro da Imperatriz, única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, e Daniely Lindozo, Nunes, pedagoga, pós-graduada em educação especial, libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e fundação Cultural de Balneário Piçarras, e ainda Fábio Renato Martins Nunes, professor de Educação Física e contramestre do grupo Beribazu, que desenvolve em Penha projeto voluntário de capoeira no Mariscal.
Além destes convidados, marcarão presença Maria Luiza Ferreira de Oliveira, formada em Administração e coordenadora do programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, Regina Santos da Silva, presidente do coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), que promove trabalho voluntário em Penha e região, acolhendo mulheres e crianças vítimas da violência doméstica. O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara no Youtube. Uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.
Também em Penha, dia 19 rola a confraternização do Dia da Consciência Negra, no auditório da secretaria da Educação, a partir das 15h. A ação é do conselho Municipal de Promoção dos Direitos e das Igualdades Raciais e Culturais (Compidirc), com apoio da secretaria de Assistência Social. O evento inicia às 15h, e o auditório da Educação fica na rua Prefeito José João Batista, no centro (próximo ao paço municipal).
Barra Velha
E em Barra Velha, o evento do dia da Consciência Negra rola no próximo dia 20 de novembro, às 18h30, com ato público onde serão homenageados vários cidadãos e cidadãs negras que fizeram e fazem a história da cultura afro-brasileira na cidade. O evento será no salão paroquial da Matriz Divino Espírito Santo, no centro. Uma palestra da educadora negra Dilcicléia Gonçalves já tá confirmada na programação.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.