Novembro
Câmara de Penha vai debater racismo estrutural no mês da Consciência Negra
Encontro é organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, e terá ainda homenagem à professora e primeira deputada do Brasil, Antonieta de Barros
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A câmara de Vereadores de Penha promove nesta quarta-feira, dia 17, evento alusivo ao mês da Consciência Negra, com a participação de convidados especiais que falarão sobre a desigualdade racial, combate ao racismo estrutural e inclusão, entre outros assuntos pertinentes ao tema. O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil.
Na ocasião será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher eleita deputada no Brasil – e primeira mulher negra num parlamento brasileiro –, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, por iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, responsável pelo órgão criado no âmbito do Legislativo local para promover os direitos da mulher.
Continua depois da publicidade
Estarão presentes Catarine Nogueira, pedagoga e vereadora em Santo Amaro da Imperatriz, única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, e Daniely Lindozo, Nunes, pedagoga, pós-graduada em educação especial, libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e fundação Cultural de Balneário Piçarras, e ainda Fábio Renato Martins Nunes, professor de Educação Física e contramestre do grupo Beribazu, que desenvolve em Penha projeto voluntário de capoeira no Mariscal.
Além destes convidados, marcarão presença Maria Luiza Ferreira de Oliveira, formada em Administração e coordenadora do programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, Regina Santos da Silva, presidente do coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), que promove trabalho voluntário em Penha e região, acolhendo mulheres e crianças vítimas da violência doméstica. O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara no Youtube. Uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.
Continua depois da publicidade
Também em Penha, dia 19 rola a confraternização do Dia da Consciência Negra, no auditório da secretaria da Educação, a partir das 15h. A ação é do conselho Municipal de Promoção dos Direitos e das Igualdades Raciais e Culturais (Compidirc), com apoio da secretaria de Assistência Social. O evento inicia às 15h, e o auditório da Educação fica na rua Prefeito José João Batista, no centro (próximo ao paço municipal).
Barra Velha
E em Barra Velha, o evento do dia da Consciência Negra rola no próximo dia 20 de novembro, às 18h30, com ato público onde serão homenageados vários cidadãos e cidadãs negras que fizeram e fazem a história da cultura afro-brasileira na cidade. O evento será no salão paroquial da Matriz Divino Espírito Santo, no centro. Uma palestra da educadora negra Dilcicléia Gonçalves já tá confirmada na programação.