Vela
Itajaiense disputa Campeonato Brasileiro da Classe ILCA Laser
A velejadora Brenda Furlin integra a tripulação do Itajaí Sailing Team e a flotilha do ICSC
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A equipe que representa Santa Catarina no Campeonato Brasileiro da Classe ILCA Laser, em Porto Alegre, inicia as disputas nessa segunda-feira.
A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina –Veleiros da Ilha é formada por nove velejadores veteranos do clube nas categorias Laser Standard, Laser Radial e Laser 4.7. Entre eles está a itajaiense Brenda Furlin. Com 17 anos a atleta já conta com um bom currículo na vela brasileira e há mais de três anos integra a tripulação do Itajaí Sailing Team, na categoria Vela Oceânica. O campeonato acontece de 13 a 19 de novembro, no entanto, os dois primeiros dias foram de treinos no rio Guaíba.
Essa é uma das principais competições do calendário da vela nacional e será seletiva para os Campeonatos Mundiais da ILCA, de acordo com os critérios da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL). As disputas englobam o 47º Campeonato Brasileiro ILCA de Laser Standard (ILCA 7), o 28º Brasileiro ILCA de Laser Radial (ILCA 6) e o 25º Brasileiro ILCA da classe Laser 4.7 (ILCA 4), além das disputas do Campeonato Sul-Brasileiro da Classe ILCA Laser.
Brenda veleja desde os 11 anos. Foi vice-campeã na categoria estreantes feminino do Campeonato Catarinense de Optimist, campeã catarinense na categoria estreante e garantiu a 4ª colocação da classe estreante juvenil feminino da Copa Brasil de Optimist, além de campeã na categoria estreantes feminino da Copa Veleiros de Monotipos do ICSC e campeã juvenil na categoria estreante feminino do Campeonato Sul-brasileiro.
Na Classe ILCA Laser Benda Furlin acumula a 3ª posição no feminino e 3ª no Sub-18 no 21º Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe ILCA Radial, no ano passado. Foi ainda campeã da Copa Veleiros de Monotipos, classe laser 4.7 (ILCA 4).