Novo loteamento
Morador denuncia falta de acessibilidade
Construtora diz que passeios seguem novo padrão, com implantação de linha-guia de referência
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um morador de Itajaí denunciou ao DIARINHO que as calçadas no loteamento João Vieira, em construção na região rural do bairro Itaipava, estariam fora das regras de acessibilidade para os pedestres. A construtora do loteamento, que fica na rua Germano Luiz Vieira, atrás do complexo da Multilog, afirma que os passeios seguem o novo padrão previsto pela prefeitura.
A denúncia é de que as calçadas, pavimentadas com blocos de cimento, não atenderiam aos critérios de acessibilidade, entre eles a exigência de piso tátil para deficientes visuais. A parte de infraestrutura do empreendimento no bairro Itaipava está sendo realizada pela empreiteira Raimondi, que explicou que a linha-guia de referência está sendo instalada em todos os passeios no loteamento, seguindo o novo padrão.
Continua depois da publicidade
A secretaria de Urbanismo informou que não recebeu denúncia formal sobre o caso e orientou que a queixa seja realizada junto ao órgão para verificação. Segundo a secretaria, o projeto de calçadas e passeios públicos deve atender aos critérios de desenho universal, garantindo a acessibilidade para todas as pessoas. O modelo dispensa o uso das guias táteis direcionais, mas prevê a criação de linha-guia como elemento de referência para orientação.
A sinalização tátil é prevista somente em trechos de travessias de pista, cruzamentos e rampas, servindo de alerta, informa a prefeitura. Os critérios seguem as normas de acessibilidade da ABNT e de outros órgãos, como o CREA. O padrão adotado na cidade teve anuência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi).
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.